Texto por Abiquim – A Abiquim, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), promoverá o Seminário “Competitividade e Política de Defesa Comercial”, no dia 12 de agosto, das 9 às 13 horas, no Auditório da FGV, em Brasília.
Confira também no blog da SQ Química: União faz nova definição de áreas públicas no Porto de Itajaí
O objetivo do seminário é reunir a iniciativa privada, profissionais com experiência internacional, a academia e o Governo para discutirem o novo modelo brasileiro de defesa comercial e avaliarem o papel decisivo dessa disciplina para o aumento da competitividade e da inserção comercial responsável, à luz das recentes modernizações normativas nacionais e das melhores práticas internacionais sobre o tema.
O evento contará com a participação de especialistas nacionais e internacionais em defesa comercial e interesse público, bem como dos responsáveis pela elaboração no País das políticas públicas e pelo exercício das competências da autoridade investigadora nacional. Também durante o seminário, o economista Gesner Oliveira apresentará os resultados comparativos “Política de defesa comercial no Brasil e no mundo”, que integram o estudo “Uma agenda de competitividade para a indústria brasileira”, apresentado recentemente pela Abiquim para o Governo. Estão previstos, ainda, painéis sobre o devido processo administrativo na defesa comercial e no interesse público; o sistema de defesa comercial e os desafios da avaliação de interesse público no Brasil e no Mundo; e a Governança e rito processual em matéria de defesa comercial.
Dentre os palestrantes convidados para o seminário estão as autoridades do Ministério da Economia, o secretário de Comércio Exterior (SECEX), Lucas Ferraz; a subsecretária de Defesa Comercial e Interesse Público (SDCOM), Amanda Athayde; e a secretária-executiva adjunta da Câmara de Comércio Exterior (CAMEX), Ana Paula Repezza, bem como do corpo diplomático, o Embaixador Pedro Miguel da Costa Silva, secretário de Negociações Bilaterais e Regionais nas Américas do Ministério das Relações Exteriores (MRE).
As inscrições são gratuitas. Clique aqui para se inscrever. Demais informações sobre o evento podem ser obtidas com a Equipe de Assuntos de Comércio Exterior da Abiquim, telefone: (11) 2148-4743.
Fonte original do texto: Abiquim
Confira também no blog da SQ Química: Iniciativa desenvolvida há três décadas, e constantemente atualizada, já aprimorou a capacitação de mais de 600 pessoas.