Como escolher a melhor tinta automotiva?

Pintor usando a melhor tinta automotiva do mercado

O papel da tinta automotiva não é apenas estético, mas também de proteção. Portanto, a indústria investe constantemente em novas tecnologias e composições com esse objetivo. Vamos conhecer os tipos de tintas automotivas e os tipos de pinturas aplicadas com essas tintas?

TIpos de tintas automotivas

Para escolher a melhor tinta automotiva, é necessário algum conhecimento quanto à composição e suas melhores aplicações. Existem basicamente três tipos de tintas no mercado: tintas à base de poliéster, tintas à base de nitrocelulose e tintas acrílicas.

Leia mais no Blog da SQ Química: Vantagens da tecnologia UV na pintura automotiva

Tintas à base de poliéster

São as mais indicadas para pinturas coloridas e brilhantes. Possuem alta cobertura, sendo ótimas para correções. Além disso, são tintas de fácil manuseio e costumam já estar prontas para aplicação. Deve-se aplicar uma camada de acabamento para a proteção da cor.

Tintas à base de nitrocelulose

Para quem busca variação de tonalidades, estas tintas automotivas são as mais indicadas. Também conhecidas como tintas Duco, elas são mais grossas, deixando uma camada mais espessa de tinta com aspecto plastificado. Apesar de oferecerem quase todas as tonalidades, não têm um efeito superior como o da tinta poliéster nas pinturas metálicas e perolizadas.

Tintas acrílicas

Esta tinta é extremamente resistente e oferece grande variedade de cores. Além de ser bastante versátil, pois permite o uso em misturas. Sua consistência é mediana.

Tipos de pinturas automotivas

Agora que já vimos as principais tintas utilizadas no mercado automotivo, vamos aprender sobre as principais pinturas feitas com estas tintas. Entre elas, estão a pintura sólida, a pintura metálica e a pintura perolizada! Confira!

Pintura sólida

É a mais comum e barata do mercado, uma vez que utiliza apenas pigmentos de cores. Por isso, costuma ser oferecida apenas nas cores mais tradicionais: branca, preta ou vermelha.

Pintura metálica

A característica principal da pintura metálica é refletir luz, oferecendo uma cor mais viva e brilhante ao veículo. Possui partículas de alumínio em sua composição e pode ter base de poliéster ou de água.

Leia mais no Blog da SQ Química: História da Cura UV revela avanços e vantagens na indústria

Pintura Perolizada

O tipo mais elaborado e caro dentre os três. Recebe partículas de pérola e mica (pigmento mineral), que conferem, além do brilho, a sensação de mudança de tonalidade, dependendo do ambiente e da luz.

As pinturas metálica e perolizada são consideradas itens adicionais pelas montadoras por seu custo mais elevado, que encarece o valor do veículo.

Cada um detes tipos de pintura automotiva oferece um estilo. Portanto, escolher qual deles usar vai depender do gosto pessoal e do valor que o cliente está disposto a investir.

Este post foi produzido por A&P Web Brasil.

Deixe um comentário