Como funciona a pintura automotiva?

como funciona a pintura automotiva

Como funciona a pintura automotiva? Essa questão pode ser importante, tanto para as indústrias que fabricam a tinta para esse tipo de pintura quanto para as empresas que realizam a venda desses produtos ou até mesmo de automóveis.

Quando falamos da pintura automotiva, estamos falando muito sobre o visual do automóvel. Afinal, é preciso que a área externa tenha a mesma qualidade que o interior e a mecânica. Além disso, a pintura automotiva é útil para proteger o automóvel.

Portanto, é importante conhecer como o processo de pintura de automóveis funciona. A aplicação da tinta é feita no momento de produção do veículo, mas é preciso saber qual a tinta certa para essa finalidade.

A seguir, vamos conhecer os tipos de tintas utilizadas na pintura automotiva e muito mais. Confira!

Tipos de pintura automotiva

Existem vários tipos de pinturas automotivas disponíveis, sendo que cada uma delas oferecerá um acabamento diferente para o automóvel. São elas:

Pintura automotiva sólida

A pintura sólida é a opção mais básica entre os tipos de pinturas automotivas, que é a principal escolha na produção desses veículos.

Esse tipo de pintura contém pigmentos de cor, com um padrão na escolha dessas cores. Geralmente, é utilizado o preto, branco ou vermelho. Você já deve ter percebido a grande variedade de veículos nestas cores.

Na composição das tintas utilizadas para uma pintura sólida, temos o poliéster ou o poliuretano. São duas substâncias bem parecidas, mas a diferença está na aplicação de verniz que o poliéster necessita durante o processo.

É uma opção comum, com um bom custo-benefício e que não irá impactar no valor final do automóvel na hora de ir à venda.

Pintura automotiva metálica

A pintura automotiva metálica já é um pouco diferente, podendo alterar o valor final do automóvel no momento da compra. A fórmula deste tipo de pintura é conquistada por meio de um procedimento conhecido como “carga de efeito”, responsável por adicionar a esse pigmento uma camada de flocos de alumínio e laca.

A aparência metálica se dá com a incidência da luz sobre o veículo, apresentando um reflexo na superfície. Você verá uma cor mais viva no veículo, podendo oferecer um acabamento bastante atrativo e diferenciado dos veículos com uma pintura padronizada.

Essa pintura irá garantir que o veículo tenha uma aparência de bem cuidado, limpo e reluzente – mesmo que ele não esteja 100% limpo por fora.

Por isso, essa pintura irá deixar o veículo um pouco mais caro, além de necessitar de cuidados específicos para manter a cor perfeita.

Pintura automotiva perolizada

Existe também a pintura automotiva perolizada, que irá dar ao veículo uma aparência única como se tivesse várias cores em sua lataria. Isso acontece porque é utilizado pó de pérola na composição da tinta utilizada para essa pintura.

A sensação de ver cores diferentes acontece sempre que o veículo está exposto a uma luz natural do ambiente.

O veículo poderá ter cores padrões, como o branco, preto e vermelho, mas terá um acabamento perolizado indescritível.

Essa pintura irá deixar o veículo ainda mais caro do que o que possui uma pintura metálica. Mas, apesar do preço, o valor do veículo e a experiência que ele oferece vendem muito bem.

Outros tipos de pintura

Além dos tipos citados acima, existem as pinturas que são feitas após essa pintura de fábrica. Entre elas, temos a pintura candy e a flake.

Como é feito o processo de pintura automotiva?

A pintura automotiva é feita na fábrica na qual o veículo está sendo fabricado, sendo realizado por robôs automatizados para esse serviço.

O processo é bastante complexo, necessitando haver uma temperatura específica no ambiente para que a cura seja feita corretamente. Isso só é possível neste momento, pois o veículo ainda não foi inteiramente montado e a alta temperatura não irá danificar o material.

O que é tratamento de pintura automotiva?

O tratamento de pintura automotiva trata-se de diversos procedimentos que podem ser feitos para oferecer mais durabilidade, brilho e outros benefícios para o veículo. Existem diversos tipos de tratamentos possíveis, cada um com um preço e um objetivo.

Como fazer a tinta automotiva durar mais?

O tratamento de pintura automotiva é uma das formas úteis para aumentar a durabilidade da tinta do veículo, pois irá oferecer uma camada protetora sobre ele.

Além de contribuir para a estética do automóvel, estará realizando um cuidado importante. Para quem deseja vender o veículo depois, esse tipo de tratamento garante a preservação da tinta e oferece um ar de carro novo ao vender.

A SQ Química pode te ajudar!

Por fim, você pode contar com a SQ Química para te ajudar com o que é preciso para garantir automóveis com uma pintura automotiva de qualidade e sempre muito bem cuidadas e duráveis. Somos distribuidores de matérias-primas importadas para a formulação de tintas de alta performance. Acesse nosso catálogo de produtos e saiba mais!