História da Cura UV revela avanços e vantagens na indústria

Homem trabalhando na indústria

A lei do mercado não falha: é preciso ajustar a oferta com a demanda. Quanto mais procura, maior precisa ser a produção. No ramo industrial, a tecnologia tem sido fundamental para encontrar este equilíbrio. Exemplo disso é a Cura UV: sua história revela avanços e vantagens na indústria.

Leia mais no Blog da SQ Química: Vantagens da tecnologia UV na pintura automotiva

Estes avanços têm sido importantes no Brasil e no mundo. Ao longo dos anos, diversos segmentos tiraram vantagens com o uso da radiação ultravioleta no processo de secagem de tintas, como as indústrias de embalagens, eletrodomésticos, móveis, adesivos, eletrônicos, automóveis e muito mais.

Continue lendo este post para entender a história da Cura UV e descobrir os seus benefícios para os diferentes tipos de mercado.

O que é Cura UV?

A Cura UV é um processo inovador de secagem eficiente de tintas, vernizes, adesivos e outros revestimentos. A tecnologia se diferencia por utilizar radiação ultravioleta, com a energia gerada por fontes de luz, enquanto os outros métodos precisam de calor ou evaporação para executar a mesma tarefa.

Como funciona a Cura UV?

Quando aplicamos a tinta ou verniz em uma superfície, a Cura UV emite radiação sobre substâncias fotoiniciadoras que estão presentes na formulação. Estas substâncias geram reações de polimerização, secando o revestimento de forma praticamente instantânea.

Pincel e lata de tinta azul
Cura UV oferece secagem da tinta praticamente instantânea

História da Cura UV

Os primeiros estudos sobre Cura UV surgiram em meados dos anos 1940, mas foi só em 1969 que iniciaram as aplicações. Isso começou com a indústria gráfica, e em seguida foi adotado pelas demais áreas. No início, a aplicação acontecia em vernizes, já no seu revestimento final, o famoso top coating.

Leia mais no Blog da SQ Química: Conheça a resina de silicone: resistência a altas temperaturas

Um dos segmentos de maior destaque foi o moveleiro. Houve uma época em que este setor estava com a demanda muito alta, por isso foi necessário adotar um método que poupasse tempo e aumentasse a produtividade. Isso possibilitou que o mercado moveleiro continuasse em amplo crescimento.

O mercado publicitário também teve um boom com o uso da Cura UV. No Brasil, na década de 1980, a tecnologia foi destaque na impressão de artes gráficas como flyers, cartões de visita e informativos. Todos feitos de forma muito rápida e com excelente acabamento visual.

Podemos dizer que a Cura UV garante mais agilidade principalmente para o setor de produção. Mas ela oferece outras vantagens que vamos ver a seguir.

Vantagens da Cura UV

São muitas as vantagens da Cura UV na indústria. Além de aumentar a produtividade, devido ao rápido processo de secagem da tinta, há também a questão da economia, pois o gasto energético é muito mais barato quando comparado aos demais.

A Cura UV oferece ainda vantagens de qualidade muito superior. Isso porque a pintura feita desta forma apresenta maior brilho e acabamento, deixando o material mais bonito e atraente. Este foi outra vantagem importante para a indústria moveleira, pois os produtos ganharam um visual bastante diferenciado.

A resistência também está em jogo: vernizes UV têm uma durabilidade impressionante. Este é um ponto importante principalmente para materiais que ficam expostos ao ar livre, como por exemplo os veículos automotores.

Imagem de escritório com cadeira e mesa
Setor moveleiro foi um dos primeiros a ter vantagem com a Cura UV

Benefícios da Cura UV

Um dos grandes benefícios da Cura UV está relacionado ao meio-ambiente. Isso porque a tecnologia não gera resíduos durante o processo de cura, evitando liberação de compostos orgânicos voláteis (VOC’s) e assim dispensando o uso de solventes.

Leia mais no Blog da SQ Química: Como tintas e vernizes UV ajudam o meio ambiente

Conclusão

Percebeu como a história da Cura UV é importante para a indústria? São muitos os avanços e as vantagens que esta tecnologia trouxe para o Brasil.

Se gostou deste conteúdo, continue acompanhando os posts do nosso blog e também nas nossas redes sociais. Estamos sempre compartilhando conhecimentos sobre o mercado de tintas e os diferentes segmentos da indústria.

Deixe uma resposta