As Diferenças Entre Tinta Automotiva à Base de Água e Solvente

Homem pintando um carro de luxo com tinta automotiva branca

Você sabe diferenciar a tinta automotiva à base de água e a tinta automotiva à base de solvente? Este conhecimento pode fazer toda a diferença no resultado final!

Tintas automotivas podem ser classificadas como tintas à base de água e à base de solvente, como citado acima, e cada uma delas possui suas próprias características – variando em sua composição, na aplicação e também no impacto ambiental que elas geram.

A seguir, vamos entender mais a fundo sobre essas tintas automotivas, seus diferenciais e muito mais. Confira!

Entendendo as Tintas Automotivas: Um Panorama

As tintas automotivas irão desempenhar um papel importante para a aparência final de um veículo, além do tipo de proteção que irão fornecer a ele. Para atender necessidades diversas, há uma variedade de tintas automotivas disponíveis no mercado, só que existem duas opções principais que são mais utilizadas nestes casos.

Sim, estamos falando da tinta à base de água e à base de solvente!

É importante ter essa visão, de que são as tintas mais utilizadas, assim como entender suas diferenças para tirar melhor proveito em cada situação. Este conhecimento será útil para o mercado automotivo, afinal, os benefícios estão ligados à uma boa escolha de tinta automotiva.

Tinta à Base de Água: Benefícios e Características

A tinta automotiva à base de água possui uma variedade de benefícios. Ela vem crescendo no quesito popularidade, e é justamente por conta dos diversos benefícios que ela possui, tanto no quesito meio ambiente quanto química e fisicamente.

Essa tinta à base de água é composta, principalmente, por água, assim como outros ingredientes como o pigmento, aditivos e resinas.

Entre os principais benefícios que ela fornece, temos a sustentabilidade – já que se trata de uma tinta à base de água e, por isso, irá emitir muito menos compostos orgânicos voláteis. Isso faz com que seja uma opção mais amigável com o meio ambiente, ajudando na melhoria da qualidade do ar.

Além disso, também é uma opção mais segura, pelo mesmo motivo, assim como também é fácil de limpar e pode durar por um tempo significativo se bem cuidada.

Quanto às suas qualidades físicas e químicas, a tinta à base de água irá emitir menos VOC (Compostos Orgânicos Voláteis) que são poluentes, assim como possuem secagem rápida e outros benefícios.

Tinta à Base de Solvente: Benefícios e Características

Enquanto isso, a tinta automotiva à base de solvente é uma opção que, como o nome sugere, conta com solventes orgânicos em sua composição – assim como pigmentos, resinas, etc. Elas também são muito utilizadas e já possuem esse destaque há vários anos.

Entre os benefícios que ela oferece, temos o fato de fornecer uma cobertura eficiente, um acabamento mais liso e uniforme e uma boa resistência a intempéries.

Comparando Desempenho: À Base de Água vs. Solvente

A comparação de desempenho das tintas à base de água vs solvente pode variar consideravelmente, sendo que cada uma delas, mesmo dentro de uma categoria específica, contam com suas próprias peculiaridades e diferenças.

Por exemplo, existem tintas à base de solvente que demoram mais do que as tintas à base de água para secar, e vice versa. O mesmo acontece com a aplicação de mais de uma camada, que também irá variar de acordo com diferentes fatores de cada tinta e suas características.

Mas, falando sobre algumas diferenças específicas, podemos destacar algumas entre duas tintas automotivas que vão além de sua composição.

Por exemplo, um tipo específico de tinta automotiva à base de água irá exigir a aplicação de mais camadas do que a tinta à base de solventes. Isso acaba estendendo o tempo de aplicação, além de ser necessário mais tinta no processo. Além disso, ainda irá estender o tempo de secagem, já que a camada será mais grossa.

Mas, ainda assim, o acabamento segue sendo mais suave e pode ajudar em superfícies mais irregulares.

Já a tinta automotiva à base de solventes irá fornecer uma cobertura mais rápida, com eficiência, com menos camadas sendo necessárias e uma secagem mais rápida por conta dos solventes evaporarem no processo.

O Impacto Ambiental: Qual Opção é Mais Verde?

Pelo que conferimos até aqui, já temos conhecimento de qual é a opção mais verde para se utilizar nos automóveis: a tinta automotiva à base de água. Mas, afinal, por quê isso ocorre?

Isso ocorre porque a tinta à base de água irá emitir menos COVs, que são os compostos orgânicos voláteis, durante sua aplicação. Isso acaba ajudando a diminuir os prejuízos no ar, diminuindo o nível de poluição do ar.

Análise de Custos: Investindo na Tinta Certa

Quando falamos de custos, é importante realizar uma análise para entender qual opção será mais viável – pensando também no custo benefício.

Para isso, é importante recordar que a tinta à base de água é uma opção mais cara, principalmente por conta de seus benefícios, se comparada à tinta à base de solvente.

Por conta disso, é preciso analisar os benefícios antes de decidir qual terá o melhor custo-benefício, afinal.

Dicas Práticas para Escolher e Aplicar Tintas Automotivas

Para finalizar, essas dicas práticas irão te ajudar a realizar a escolha certa de tintas automotivas:

  • Sempre avalie suas necessidades;
  • Siga as instruções de uso para melhores resultados;
  • Sempre utilize os EPIs necessários para garantir a segurança de todos;
  • Realize a preparação da superfície para evitar avarias e áreas irregulares;
  • Armazene adequadamente as tintas e realize o descarte correto, evitando prejudicar o meio ambiente.