SQ Química na mídia: Monômeros e insumos sustentáveis estão em alta no mercado químico

Foto de Laís Oliveira no escritório da SQ Química

O mercado químico tem evidenciado cada vez mais a sua preferência por insumos sustentáveis, fazendo com que as indústrias se adaptem aos novos tempos e repensem os seus processos de produção. Dentro desta ótica encontra-se a linha de monômeros, uma das matérias-primas mais utilizadas na fabricação de tintas UV.

Leia mais no Blog da SQ Química: Mercado químico: produtos inovadores pelo melhor custo-benefício

Os monômeros são bastante versáteis, podendo ser utilizados em pequenas ou grandes quantidades, geralmente nas formulações de coatings e tintas. Eles são considerados um dos insumos sustentáveis do mercado químico por conta do baixo nível de VOC (Volatile Organic Compound, ou Compostos Orgânicos Voláteis em português).

A Assistente Técnica da SQ Química, Laís Oliveira, concedeu uma entrevista à revista Tintas & Vernizes, uma das mais conceituadas da indústria de tintas, para comentar a atual situação da oferta e demanda de monômeros no Brasil.

“Uma das principais exigências do mercado hoje é a busca por monômeros amigáveis ao meio ambiente”, disse ela. “Esta busca por produtos de baixo VOC tem crescido nas pesquisas técnicas. No entanto, nos últimos dois anos, alguns fatores influenciaram bastante o mercado, como por exemplo a pandemia e o congelamento de unidades fabris. Além disso, o mercado da Ásia está muito aquecido e isso dificulta a busca por estes produtos. O aumento dos preços é uma das consequências, e a disponibilidade destes produtos tem sido um desafio para os fabricantes e compradores”, acrescentou.

O principal objetivo dos monômeros é reduzir a viscosidade do sistema, além de aumentar a velocidade da cura, facilitar o processamento e reforçar as resistências física e química. Estas características fazem deste produto um dos mais procurados no mercado químico, especialmente por formuladores e empresas.

Leia mais: SQ Química: Há 10 anos distribuindo inovações para a indústria

“O mercado está cada vez mais exigente e buscando produtos multifuncionais, ou seja, eles buscam por muitas características em apenas um produto. Isso é interessante porque diminui o uso de matéria-prima na formulação e, de quebra, ainda aumenta a performance do sistema”, explicou Laís.

A SQ Química tem no seu portfólio soluções inovadoras dentro do segmento de monômeros acrílicos:

  • Monômeros Monofuncionais: Possuem baixa viscosidade, boa adesão e alta flexibilidade.
  • Monômeros Disfuncionais: Combinam solvência com resistência e atividade.
  • Trifuncionais: Possuem maior reatividade, combinando solvência e resistência.
  • Multifuncionais: Se destacam pela combinação de alta reatividade, adesão e excelente resistências física e química.
  • Diluentes reativos: Também são compatíveis com sistemas UV e geralmente usados em sínteses. Possuem baixa viscosidade, adesão e grupos funcionais reativos.

Novidade no mercado

Nos próximos meses, a SQ Química vai introduzir no mercado via distribuição o desenvolvimento de monômeros metacrílicos. Este tipo de insumo tem ampla aplicação no mercado, estabilidade hidráulica e boa resistência e flexibilidade.

A equipe comercial da SQ Química está disponível para atendimentos através dos seguintes canais de comunicação:

Confira mais detalhes no nosso catálogo de produtos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *