Os monômeros para tintas UV-LED ou UV são moléculas importantes no processo de fabricação deste tipo de tintas, e várias outras que também contam com os benefícios dos monômeros em suas composições.
Como há diversos tipos de monômeros, como veremos neste conteúdo, é comum haver dúvidas sobre a utilização de cada um deles para tintas, seja UV-LED ou UV convencional.
A seguir, vamos entender mais sobre o que são os monômeros, qual a sua importância, principais tipos e muito mais!. Confira.
O que é um monômero e qual a importância?
O monômero se trata de uma molécula simples que é capaz de fazer uma ligação com outras moléculas semelhantes e, a partir disso, se tornar uma molécula maior – a qual chamamos de polímero, já que são várias moléculas unidas.
Os monômeros são moléculas importantes, principalmente para a indústria de tintas. Eles são responsáveis por não somente reduzir e controlar a viscosidade do sistema, como também auxiliar o oligômero na promoção de características a formulação como aderência, flexibilidade, dureza, reatividade, dentre outras.
Por isso, a escolha de quais monômeros serão utilizados é importante para o processo de fabricação de tintas, combinando perfeitamente com a composição da tinta, seu aspecto visual e viscosidade e outras características. A escolha deve ser feita analisando cada detalhe, garantindo que a produção seja de alta qualidade e que ofereça o desempenho adequado.
Principais tipos de monômeros
Como citado acima, existem diferentes tipos de monômeros. Dentre os principais tipos, temos:
Monômeros acrílicos
Os monômeros acrílicos são um dos mais comuns para sistemas de cura UV e UV-LED, principalmente por conta de sua estabilidade química, que é considerada alta, além da super resistência. É um monômero de rápida taxa de cura, utilizado para diversos fins, desde tintas a adesivos, revestimentos, etc.
Monômeros de uretano
Os monômeros de uretano também são super resistentes, principalmente à dureza, o que os tornam boas opções para tintas para revestimentos UV automotivos. Irá fornecer uma ótima resistência química, assim como dureza e flexibilidade.
Monômeros de epóxi
Esses são os mais comuns para sistemas de cura UV e UV-LED que precisam garantir a resistência contra água, além de garantir um revestimento durável. Costumam ser mais utilizados em tintas para pisos industriais, bem como em revestimentos para tanques e tubulações, devido à sua alta resistência química.
Monômeros de vinil
Por fim, temos os monômeros de vinil, que são utilizados na composição de tintas UV-LED ou UV para melhorar a resistência à água e à umidade. A boa aderência é uma de suas características principais.
Funcionalidades dos Monômeros
Os monômeros possuem diversas funcionalidades, por exemplo:
Monômeros monofuncionais
Os monômeros monofuncionais possuem apenas um grupo reativo presente em sua estrutura molecular. Costumam ser mais utilizados como um diluente, presente em sistemas de cura UV e UV-LED. Isso irá contribuir para um maior controle da viscosidade e também de suas propriedades no final do processo de cura.
Monômeros bifuncionais
Os monômeros bifuncionais já possuem dois grupos reativos em sua estrutura molecular, o que irá garantir que ocorram formações de ligações cruzadas durante o processo de polimerização. A sua utilização contribui para melhor resistência no produto final, dureza, dentre outros benefícios.
Monômeros trifuncionais
Os monômeros trifuncionais já possuem três grupos reativos, sendo mais utilizados em casos onde é preciso obter uma rede tridimensional muito mais densa, assim como maior resistência mecânica e térmica presentes nos produtos após a cura.
Como escolher um monômero para tintas LED?
O momento de escolher o monômero certo para as tintas UV e UV-LED é muito importante, afinal, ele será um dos responsáveis por garantir determinadas características a elas e, com isso, melhorar sua qualidade e desempenho. Para escolher, confira:
Composição da tinta
Você poderá escolher o tipo de monômero ideal a partir da composição da tinta, assim como das propriedades desejadas. Como vimos acima, algumas tintas são mais comuns serem utilizadas em ambientes externos. Se esse for o caso, por exemplo, o ideal é escolher um monômero que seja resistente à luz UV e UV-LED.
Consistência desejada
Essa é a principal características dos monômeros. O monômero também pode acabar influenciando na consistência que a tinta terá, por isso, atente-se a essa informação para obter o resultado que deseja no final.
Erros comuns e como evitá-los
Por fim, atente-se aos erros que são comuns de serem cometidos na escolha dos monômeros, para que seja possível evitá-los e, dessa forma, ter o resultado esperado mais rapidamente e sem perda de material.
Dentre eles, temos a desconsideração da compatibilidade com a fonte de luz, não considerar as propriedades, tanto químicas quanto físicas, que deseja, a falta de testes, dentre outros.
Uma maneira de evitar que isso aconteça é trabalhando com uma empresa capacitada e que esteja devidamente preparada para fornecer os produtos necessários para a produção de tintas.
Monômeros para tintas UV e UV-LED é na SQ Química!
Está procurando monômeros para tintas UV e UV-LED? Conte com a SQ Química para garantir esses e vários outros produtos químicos para a sua indústria!
Venha conhecer o nosso catálogo completo e receba um atendimento especializado no assunto.