A tinta é um produto que, apesar de parecer limitado, oferece diversas possibilidades de utilização. Por exemplo, elas podem ser úteis para revestimento de paredes, de móveis, assim como realizar a proteção dessas paredes e móveis, oferecer personalidade a um ambiente e até mesmo facilitar a limpeza do local.
Com tantas possibilidades, é preciso haver opções variadas de tintas disponíveis. A seguir, vamos conhecer os 3 principais tipos de tintas. Confira.
Tipos de tintas
Existem tintas com características e composições diferentes no mercado, nas quais o intuito é que cada uma delas consiga oferecer o melhor para suas respectivas áreas. Abaixo, vamos conhecer as diferenças entre as seguintes tintas:
- Tinta gráfica;
- Tinta industrial;
- Tinta em pó.
Tinta gráfica
A tinta gráfica trata-se de um composto químico que é formado através do pigmento, que é o grande responsável por oferecer cor ou tonalidade para as tintas. Além deste pigmento, há vários outros produtos químicos envolvidos – como é o caso da resina sintética, presente em grande quantidade.
Benefícios e usos da tinta gráfica
Graças às resinas sintéticas presentes na composição das tintas gráficas, esse produto possui benefícios relevantes, como a secagem rápida, garantia de brilho na superfície e uma boa fixação.
Ela é muito utilizada para a realização de atividades gráficas, geralmente em papéis e outros materiais que exigem o trabalho de corte, encadernação ou/e dobra.
Tinta industrial
A tinta industrial também irá contar com uma composição que envolve resinas e vários outros produtos químicos, sempre com o objetivo de oferecer o melhor produto.
E, quando falamos de tintas industriais, elas precisam ser resistentes e garantir uma boa durabilidade – essas são suas principais características.
Benefícios e usos da tinta industrial
Como estarão revestindo materiais industriais, elas precisam oferecer uma resistência além das que conhecemos nas tintas convencionais (residenciais), afinal, precisam ser capazes de evitar a corrosão química, o impacto mecânico e também, a ação abrasiva, dentre outros.
Portanto, entre seus principais benefícios temos essa resistência, além de ser uma aliada para a redução de perda de líquidos voláteis por meio da evaporação.
A estética também se inclui na lista de benefícios, sendo que as tintas industriais conseguem garantir um ambiente mais esteticamente agradável no meio industrial.
A facilidade na sinalização que a tinta oferece também garante segurança e praticidade no meio industrial.
Tinta em pó
A tinta em pó é uma opção com uma certa variedade de resinas em sua composição, assim como outros produtos químicos essenciais em tintas – como é o caso do pigmento.
Benefícios e usos da tinta em pó
Entre os benefícios da tinta em pó, temos que ela oferecerá mais resistência do que as tintas líquidas. Quanto ao seu uso, essa é uma tinta indicada para ser utilizada em superfícies porosas externas e também internas, em reboco, tijolos ou concreto.
Matérias-primas para cada tipo de tinta
Sílica Pirogênica
A sílica pirogênica trata-se de uma sílica sintética. Elas são úteis para os 3 tipos de tintas que conhecemos acima, sendo utilizada para o controle de reologia e também como um agente antisedimentante.
UV Fotoiniciadores
Os fotoiniciadores tratam-se de compostos que são incluídos na fórmula de tintas para ajudar na conversão de energia, que é absorvida diretamente da luz UV, em uma energia química.
Essa conversão irá promover a formação de espécies reativas, o que leva às reações de polimerização. É muito útil na composição de tintas, adesivos, etc.
Aditivos para Coatings
Os aditivos são essenciais em um composto químico para a criação de tintas, garantindo a proteção do produto, assim como sua conservação.
Resinas PVB
A resina PVB (polivinilbutiral) é um material desenvolvido para a aplicação de vernizes e lacas à base de álcool. Além disso, podem servir como primer para pinturas e materiais que precisam trabalhar a anticorrosão. Por fim, a PVB ajuda também na blindagem de materiais.
Ou seja, é um excelente produto para se incluir nas tintas industriais.
Ela pode ser um grânulo que se adiciona a resinas termoplásticas e termofixas para otimizar suas propriedades. Incorpora-se este tipo de resina em outros materiais para alta performance.
Sílica Fosqueante
A sílica se trata de um mineral presente em rochas, areia, quartzo, etc. Ela será útil para a criação de micro rugosidades, que possibilita que os ângulos de refração dos raios de luz sejam diferentes dos ângulos de incidência, o que faz aparentar que o brilho foi perdido neste processo.
Na sílica fosqueante, há uma alta transparência, mas que não irá afetar a adesão das tintas nas camadas e nem sua secagem.
A SQ Química é especialista em matérias-primas para qualquer tipo de tinta!
Quer encontrar os produtos químicos certos para sua indústria? A SQ Química tem o que você procura para oferecer os melhores produtos. Aproveite essa oportunidade para conferir o nosso catálogo completo!