Como funciona a fabricação de tintas industriais

Pintores após o processo de fabricação de tintas industriais

Você já parou para pensar como funciona a fabricação de tintas industriais? No conteúdo de hoje, nós explicaremos como funciona este processo! Vamos lá!

A fabricação de tintas industriais passa por um processo minucioso de várias etapas, cada uma delas sendo importante e essencial para alcançar o resultado final esperado. É esse processo de fabricação que irá ditar a qualidade da tinta industrial.

Por isso, é essencial que essa fabricação seja feita da maneira correta, respeitando cada etapa. Se quer saber mais sobre este processo de fabricação, continue lendo o conteúdo até o final para não perder nenhuma informação importante!

Quais são as tintas industriais?

Primeiramente, você sabe quais são as tintas industriais que podemos encontrar no mercado? 

Existe uma grande variedade disponível, sendo assim é possível escolher de acordo com suas preferências, como custo-benefício, marcas, dentre outros detalhes que acabam se tornando relevantes para algumas indústrias.

Confira a lista abaixo para conhecer as principais tintas industriais do mercado:

  • Tinta Epóxi ou Epoxídicas;
  • Tinta Poliuretana;
  • Tinta Etil-silicato de Zinco;
  • Tintas de Silicone;
  • Tintas de Alumínio Fenólicas;
  • Tintas Alquídicas;
  • Tintas Acrílicas;
  • Tintas de Nitrocelulose;
  • Tinta Intumescente.

Cada uma delas possui suas particularidades, tanto em qualidade quanto em composição química. Elas possuem suas próprias escolhas de solventes, pigmentos, dentre outros que você verá e entenderá suas funções a seguir.

Quais os produtos químicos utilizados em tintas industriais?

Podem haver vários produtos em uma única tinta industrial, mas existem os produtos químicos que são mais comuns para serem utilizados na fabricação dessas tintas. Dentre eles, temos a resina, os aditivos, o solvente e o pigmento. 

Resina

A resina é o produto químico responsável por realizar a ligação da tinta com a superfície na hora de utilizá-la. Ela irá realizar a aglutinação das partículas dos pigmentos.

Aditivos

Os aditivos são utilizados para melhorar as propriedades das tintas industriais. Existe uma grande variedade deles, como, por exemplo, as opções secantes, anti-bolhas, dentre várias outras.

Solvente

Ainda temos os solventes, esses que são responsáveis por oferecer uma melhor facilidade na hora de realizar a pintura com a tal tinta industrial. Além disso, também servem como auxílio na dissolução das resinas. Ou seja, melhoram a qualidade da aplicação e geram certa facilidade de contato entre a tinta e o local em que ela está sendo inserida.

Existem muitos solventes no mercado, mas é preciso saber escolher as melhores opções – principalmente, se tratando de revestimentos.

Pigmento

Por fim, temos os pigmentos. Eles podem ser divididos em ativos ou inertes. Os pigmentos ativos são os responsáveis por dar cor às tintas, ou seja, são o principal componente quando o assunto é decoração.

Já os pigmentos inertes são aqueles que darão uma bela textura, tornarão a tinta mais resistente e ainda terão a função de dar enchimento à ela.

Como adquirir esses produtos químicos?

Existem várias lojas qualificadas para realizar o comércio de produtos químicos dentro das normas existentes. Uma delas é a SQ Química, que oferece diversos tipos de produtos químicos para a produção de tintas em pó, líquidas, dentre várias outras.

Já estamos presentes no mercado há mais de 10 anos. Neste período, conquistamos a confiança e a fidelização de muitos clientes e fornecedores.

Quer conhecer melhor a SQ Química, seus produtos e história no mercado de produtos químicos? Então aproveite esta oportunidade e garanta os melhores produtos químicos para a produção de suas tintas industriais!