Diluentes: para que servem e quais tipos existem?

Pessoa colocando um diluente em um copo.

O diluente é um material extremamente necessário em vários processos da indústria. Com fórmula de insumo sustentável, o monômero (tipo de diluente) é a solução para muitos casos.

O diluente é um agente que diminui a viscosidade de um fluido sem alterar significativamente sua qualidade e composição. Assim, esse processo ganha mais mercado. Seja para transporte ou utilização do fluido, com o diluente ele se torna mais seguro e eficiente. 

Com uma demanda crescente e uma nova gama de itens, os diluentes oferecem tipos diferentes para cada necessidade. Além disso, produtos que têm baixo impacto para o meio ambiente ganham destaque. O mercado químico tem-se atentado à preferência por insumos sustentáveis.

Ganhando destaque no mercado, o monômero (um tipo de diluente), além de aumentar a velocidade da cura, facilita o processamento e reforça a resistência física e química. Essas atribuições aumentaram sua procura no mercado químico.

Por se tratar de um insumo sustentável, e com um alto valor de performance, o material atenderá as necessidades imediatas com excelência.

Tipos de Diluentes

Monômeros – tipo de diluente utilizado na fabricação de tintas UV. Muito versátil, o monômero tem como principal característica ser um insumo sustentável por possuir um baixo nível de VOC (Volatile Organic Compound, ou Compostos Orgânicos Voláteis em português). Utilizados nas formulações de coatings e tintas em pequenas ou grandes quantidades.

No portfólio da SQ Química há opções inovadoras de monômeros acrílicos. Separamos as opções e suas principais atribuições :

  • Monômeros Monofuncionais: Possuem baixa viscosidade, boa adesão e alta flexibilidade.
  • Monômeros Disfuncionais: Combinam solvência com resistência e atividade.
  • Trifuncionais: Possuem maior reatividade, combinando solvência e resistência.
  • Multifuncionais: Se destacam pela combinação de alta reatividade, adesão e excelentes resistências física e química.
  • Diluentes reativos: Também são compatíveis com sistemas UV e geralmente usados em sínteses. Possuem baixa viscosidade, adesão e grupos funcionais reativos.

Vantagens e desvantagens do uso de diluentes

Em uma entrevista concedida à revista Tintas & Vernizes (mais de 60 anos no mercado), a Assistente Técnica da SQ Química, Laís Oliveira, comenta:

“Uma das principais exigências do mercado hoje é a busca por monômeros amigáveis ao meio ambiente. Esta busca por produtos de baixo VOC tem crescido nas pesquisas técnicas. No entanto, nos últimos dois anos, alguns fatores influenciaram bastante o mercado, como por exemplo a pandemia e o congelamento de unidades fabris. Além disso, o mercado da Ásia está muito aquecido e isso dificulta a busca por estes produtos. O aumento dos preços é uma das consequências, e a disponibilidade destes produtos tem sido um desafio para os fabricantes e compradores”.

Novidade no mercado

Nos próximos meses, a SQ Química distribuirá no mercado o desenvolvimento de monômeros metacrílicos. Este tipo de insumo tem ampla aplicação, estabilidade hidráulica e boa resistência e flexibilidade.

A empresa  Evonik, especialista no ramo de produtos químicos, garante que a utilização de monômeros oferece um amplo portfólio de matérias-primas Serve para a produção de resinas e polímeros, aplicados em adesivos, revestimentos automotivos, industriais e arquitetônicos.

Existem algumas informações imprecisas sobre os monômeros. A ideia de que podem ser acrescentados em quaisquer quantidades com outros acrílicos ou materiais. Ou então, de que, por serem voláteis e não abrasivos, não alteram significativamente a composição e logo, não causariam dano ou perda ao produto original. É necessário cuidado com essas afirmações. Sobre esse tipo de informação, Doug Schoon que é consultor científico chefe do CND, informa:

“Os sistemas líquido e em pó são baseados em dois componentes diferentes que devem ser adequadamente combinados e misturados na proporção correta para alcançar os resultados desejados. Como existem tantos tipos diferentes de pós disponíveis, e esses pós contêm diferentes níveis de iniciadores e outros aditivos, é impossível desenvolver um líquido monômero que funcione com qualquer pó de polímero. As alegações de um líquido acrílico ‘universal’ são alegações de marketing e não fundamentadas pelos fatos científicos. Usar a combinação incorreta de líquido e pó e/ou usá-los em proporções incorretas são as principais causas de falhas no serviço e reações adversas na pele. Todos os produtos devem ser usados ​​corretamente e de acordo com as instruções do fabricante. Usar o pó de polímero incorreto com um líquido de monômero não seria considerado uso adequado.”

SQ Quimica

Considerada inicialmente como a distribuidora de produtos químicos com maior variedade da linha UV no Brasil, a SQ Química inovou e, ao longo dos anos, alcançou novos mercados. A empresa passou a atuar em dezenas de segmentos e hoje já movimenta milhares de toneladas de produtos importados da Ásia, Europa e América, oferecendo as soluções mais inovadoras e personalizadas para seus parceiros.