Indústria química trabalha para criar ambiente mais competitivo no Brasil

Indústria química

Notícia por Química e Derivados – Abiquim mantém diálogo com os governos federal, estaduais, municipais, ministérios e secretarias sobre a importância dos produtos químicos na prevenção ao coronavírus e no suporte à vida, desde o início da pandemia gerada pela Covid-19. A associação tem destacado em reuniões, realizadas por videoconferência, a necessidade da manutenção da estrutura de transporte no meio urbano para o deslocamento dos trabalhadores, dos portos e dos serviços de suporte aos caminhoneiros, responsáveis pelo transporte das cargas químicas para a manutenção das plantas industriais.

Leia mais no Blog da SQ Química: Conheça nossas especialidades: Produtos químicos para construção civil

Os insumos químicos estão presentes em 96% dos produtos manufaturados produzidos no mundo, incluindo itens essenciais no combate à Covid-19, como desinfetantes, policarbonato e polipropileno usados para a produção de máscaras e protetores faciais, produtos de higiene pessoal, na produção de alimentos, medicamentos, entre outros. Prova da essencialidade da indústria química é a elevação no uso da capacidade instalada que chegou a 90% nas empresas que atendem esses segmentos, segundo pesquisa qualitativa realizada pela Abiquim, em abril.

Entre as ações realizadas pela Abiquim para a manutenção das plantas industriais está a participação no desenvolvimento do posicionamento global do Conselho Internacional de Associações Químicas (International Council of Chemical Associations – ICCA) entregue, em abril, aos países membros do G20 e pela própria Abiquim à Presidência da República, Ministérios da Defesa, Infraestrutura, Economia e Casa Civil.

Logística de produtos químicos
Indústria química: Logística de produtos precisa de manutenção nesse momento

O posicionamento da indústria química mundial afirma a necessidade dos países trabalharem em prol de ações globais e regionais para a manutenção da logística de produtos químicos entre eles. O ICCA ainda ressalta a importância dos governos considerarem a indústria química setor essencial de forma clara e específica, para que as indústrias possam continuar a abastecer os setores industriais que produzem itens necessários no combate à pandemia.

“Outro ponto defendido pela indústria química mundial e em consonância com o trabalho realizado no Brasil pelo setor químico e outros segmentos industriais é a necessidade do desenvolvimento de políticas de apoio às pequenas e médias empresas fabricantes de produtos essenciais no combate à Covid-19”, afirma o presidente-executivo da Abiquim, Ciro Marino.

Leia mais no Blog da SQ Química: Importação de produtos químicos aumenta 10,5% e bate recorde

A Associação também tem atuado para tornar o trabalho dos profissionais do setor mais seguro e apresentou pleito à Coordenação-Geral de Administração Aduaneira (Coana) da Receita Federal do Brasil solicitando que os documentos originais instrutivos do despacho aduaneiro de importação que forem digitalizados passem a ter os mesmos efeitos legais, sendo dispensada a sua apresentação em meio físico para fins de despacho de importação, o que reduz o contato físico entre representantes das empresas e da aduana na importação de insumos que podem atender a todos os segmentos industriais, facilitando a manutenção da cadeia produtiva.

A Abiquim ainda elaborou em conjunto com a empresa Ambipar dicas de prevenção ao coronavírus para os trabalhadores responsáveis pelo transporte de cargas e para os profissionais que precisaram adotar o trabalho remoto. Além de ter desenvolvido o guia “Covid-19: Recomendações para motoristas e destinatários no transporte de produtos químicos”, com informações para aumentar a segurança de motoristas, transportadores rodoviários, embarcadores e destinatários. Ambos os materiais disponibilizados de forma gratuita no site da associação.

Muitas indústrias químicas também promoveram, em parceria com empresas das cadeias adjacentes, doações de insumos como álcool em gel, desinfetantes, protetores faciais, máscaras, cestas básicas, entre outros para hospitais e à sociedade em geral. A Abiquim e suas comissões também desenvolveram um guia orientativo para a retomada das atividades de forma segura nas áreas administrativas e outras que adotaram o trabalho remoto.

Fonte original da notícia: Química e derivados.

Deixe uma resposta