A indústria química e a cosmetologia

Profisisonal de cosmetologia, da indústria química, com paciente

Qual a ligação que a indústria química tem com a cosmetologia? Certamente, essa palavra te lembra uma outra muito parecida, que é a palavra cosméticos. E isso não é uma coincidência, afinal, ambas falam sobre a área de cosméticos.

A indústria de cosméticos produz uma grande variedade de produtos de beleza, para cuidados com a pele, rosto, unhas, cabelo, etc. E, para que esses produtos sejam feitos, é preciso contar com a matéria-prima que a química fornece.

A seguir, vamos entender melhor o por que dessa ligação e qual o verdadeiro significado da palavra cosmetologia. Confira!

O que é a cosmetologia?

A palavra cosmetologia representa o estudo e a aplicação de diversos produtos e também de técnicas que são criadas para proporcionar cuidados para a nossa pele, assim como para os cabelos, unhas, etc, onde o intuito principal é garantir a melhoria da saúde dessas áreas e também da aparência.

Ela envolve ingredientes diversos, sendo necessário ter o conhecimento de cada um deles, assim como de suas fórmulas, métodos utilizados para a aplicação dos produtos e também conhecimento dos processos fisiológicos e bioquímicos dessas áreas citadas (pele, cabelo, etc).

Como o nome pode muito bem lembrar, principalmente após o entendimento da palavra, ela também possui relação com a indústria de cosméticos, responsável por todo o processo de fabricação dos produtos, desenvolvendo fórmulas e, claro, realizando a venda após pronto.

O papel da indústria química na cosmetologia

Podemos dizer que o papel da indústria química na cosmetologia é fundamental, afinal, ela irá garantir o fornecimento de diversos ingredientes ativos, assim como matéria-prima, para que seja possível criar a fórmula de produtos variados na área de cosméticos.

Boa parte dos ingredientes presentes em uma fórmula para cosméticos é de origem química, afinal, serão esses ingredientes os responsáveis por proporcionar maior durabilidade dos produtos, além de garantir maior eficiência e garantindo que eles sejam seguros para as nossas peles, cabelos e unhas.

Por exemplo, muitos hidratantes para a pele possuem um ingrediente químico chamado de emoliente, que é o responsável por dar a sensação de suavidade à pele e garantir que ela seja hidratada durante o processo.

Além desse ingrediente, há vários outros que possibilitam que os produtos cumpram com o que prometem e contribuem para peles macias, hidratadas, limpas e evitando que ela tenha um aspecto ressecado ou inflamado.

Inclusive, o protetor solar não seria capaz de nos proteger contra os raios UV se não fosse pelos ingredientes químicos fornecidos pela indústria química, ou seja, a ligação da cosmetologia com essa indústria é de grande importância para todo o processo.

E se engana se você pensa que ela apenas fornece os ingredientes químicos, afinal, através da química é possível estudar e realizar pesquisas para encontrar novas fórmulas para novos produtos para a indústria de cosméticos.

Ou seja, é uma parceria que precisa estar sempre ligada.

Principais produtos químicos usados no ramo dos cosméticos

A lista de produtos químicos utilizados na indústria dos cosméticos é muito grande, mas existem aqueles ingredientes que costumam ser utilizados com maior frequência, como é o caso desses três:

Aditivos

Esses aditivos se tratam de ingredientes químicos utilizados com o intuito de aumentar a lista de benefícios de um determinado produto. 

Por exemplo, os fluidos de silicones encontrados nos produtos proporcionam maciez na pele e cabelo, além de eliminarem o efeito pegajoso e oleoso.

Resinas

Já as resinas podem ser mais utilizadas em produtos que precisam de garantir maior durabilidade e fixação, como é o caso dos esmaltes para unhas. Também são muito comuns em produtos para o cabelo, para combater o frizz e trazer brilho para um penteado.

Sílica pirogênica

Por fim, temos a sílica pirogênica que é um tipo de sílica amorfa sintética muito útil para a fabricação de cosméticos em pó, como maquiagens para os olhos e face do rosto, ajudando a melhorar o acabamento da pele e aplicando um pouco de cor ao local.

Matéria-prima para cosmetologia é na SQ Química!

Se você atua na área de cosmetologia saiba que você pode contar com a matéria-prima que é fornecida pela SQ Química. 

Fortaleça a sua produção com produtos de alta qualidade e que são entregues por uma empresa qualificada no assunto.