Os cosméticos são diversos produzidos que foram criados com o intuito de fornecer benefícios à nossa pele, cabelos, unhas, etc, garantindo beleza e cuidados.
Para que esses cosméticos realmente funcionem é preciso contar com uma variedade de produtos químicos, que irão reagir entre si e, com isso, conseguir produzir algo que seja eficaz.
Cada produto cosmético existente possui seus próprios ingredientes, ou seja, eles variam de acordo com o objetivo do produto. Para que a química dos cosméticos funcione, é preciso saber quais ingredientes combinam e como as reações ocorrem nessas combinações.
A seguir, vamos conhecer mais sobre os cosméticos e sua história, assim como é o funcionamento da química desses produtos. Confira.
O que são os cosméticos?
Os cosméticos se tratam de produtos utilizados para promover a melhora da aparência e realizar cuidados com a pele, cabelo, unhas, etc. Entre esses produtos, temos:
- Maquiagens;
- Loções para a pele;
- Perfumes;
- Cremes para o corpo;
- Desodorantes;
- Produtos para o cabelo;
- Esmaltes para unhas;
- Produtos de higiene bucal.
Entre os benefícios que os cosméticos podem proporcionar para seus usuários, temos a proteção contra os raios UV que são encontrados em cremes, protetor solar, dentre outros produtos, hidratação da pele, prevenindo contra o envelhecimento da pele, etc.
Eles são fabricados por diversas marcas ao redor do mundo, contando com uma fórmula que leva ingredientes diversos – os grandes responsáveis por proporcionar benefícios a esses produtos.
A história dos cosméticos
A história começa há muito tempo atrás com os egípcios, assim como com os gregos, chineses e romanos. Todos eles utilizaram produtos cosméticos para diversas finalidades.
No Egito Antigo, por exemplo, eram utilizados óleos com perfume, tintas para os cabelos e lápis para preencher as sobrancelhas. Eram itens comuns no dia a dia do povo egípcio. E o mesmo acontecia na Grécia e em Roma.
O uso desses produtos passou a ser desencorajado na Idade Média pela Igreja Católica, vendo na maquiagem o pecado e o excesso de vaidade. Isso mudou na época do Renascimento, voltando a ter mais reconhecimento.
Hoje em dia a variedade de produtos cosméticos é considerável, contando todo tipo de produto para objetivos diversos. E com a tecnologia junto dos ingredientes certos, muitas novas descobertas estão surgindo e novos produtos sendo criados após pesquisas e testes.
E para que isso aconteça, a química possui um papel fundamental em todo o processo.
Como funciona a química dos cosméticos?
O funcionamento da química dos cosméticos envolve diversas reações, sendo que cada produto feito possui seus próprios ingredientes e processos de fabricação. Esses ingredientes irão interagir e, com essa reação, irão produzir todos os efeitos desejados.
Para que os cosméticos funcionem, precisam da química dos ingredientes, contendo na composição conservantes, espessantes, agentes ativos, surfactantes e vários outros produtos. É a combinação desses ingredientes que os cosméticos conseguem oferecer benefícios que realmente funcionam – como a proteção UV, hidratante, etc. Cada um com suas próprias funções.
Além disso, ela também envolve toda uma avaliação para comprovar a estabilidade do cosmético, para garantir que os ingredientes utilizados podem ser combinados, que são opções seguras para a utilização na pele, cabelo, rosto, etc.
Ou seja, são muitos processos químicos antes mesmo de começar a produzir o cosmético, afinal, é preciso entender as reações e como elas aconteceriam em seres humanos.
Adquira matérias-primas para cosméticos com a SQ Química!
A indústria dos cosméticos conta com matérias-primas químicas de vários tipos, afinal, sem esses ingredientes é impossível criar fórmulas que funcionem e que tragam os benefícios esperados.
Para produzir cosméticos de qualidade, com benefícios diversos, você pode contar com a SQ Química para fornecer toda a matéria-prima necessária para a fabricação de seus produtos.