Qual a relação entre a fabricação do plástico e a indústria química? Ambos estão ligados no processo de fabricação, afinal, a química é a grande responsável para que este produto exista, afinal.
Para entender essa conexão e por que a indústria química é fundamental para o processo de fabricação do plástico, confira o conteúdo completo.
A origem do plástico
Você sabe como surgiu o plástico? Tudo começou com a invenção deste material sintético que tem tantas utilidades em nossa sociedade, que ocorreu no início do século passado (XX) – mais especificamente no ano de 1907.
O responsável por essa criação foi um químico chamado Leo Hendrik Baekeland, de nacionalidade belga. Leo encontrou uma maneira, através de seus estudos, de conseguir produzir o que ficou conhecido como “bakelite” – que seria um material resistente e com alta durabilidade.
Esse produto criado por ele começou a ser útil para vários itens, como telefones, utensílios diversos e muito mais.
Com isso, pelo material utilizado, o bakelite ficou conhecido como o primeiro plástico produzido em todo o mundo.
A partir da relevância que ele mostrou para a sociedade, pelas diversas utilidades, ele foi o precursor para abrir novos caminhos para o desenvolvimento de outros tipos de plásticos – por exemplo, o PVC.
Ele só passou a ser produzido em larga escala durante a Segunda Guerra Mundial, sendo útil para substituir outros materiais que já estavam começando a se tornar escassos. Ao final da guerra, ela essa produção continuou crescendo e se tornou o que é hoje, um material utilizado em diversas áreas e com objetivos diversos.
Como é feito o processo de fabricação do plástico?
Para a fabricação do plástico, o processo começa com a extração da matéria-prima, que a partir daí serão transformadas em monômeros e, em seguida, em polímeros. Todo o processo é feito através da polimerização.
Dando continuidade, o plástico será moldado no formato que deve conter o produto final. Os processos de moldagem são feitos para garantir que suas propriedades sejam aprimoradas, assim como os processos de aditivado.
Por fim, é possível utilizar o mesmo plástico no processo de reciclagem para que sejam feitos novos produtos.
Composição do plástico
O plástico trata-se de um material sintético, esse sendo feito a partir de polímeros – compostos de monômeros que foram unidas para a criação desse polímero.
Com isso, na composição do plástico encontram-se, principalmente, os polímeros, assim como aditivos, estabilizantes UV, corantes, dentre outros produtos químicos.
A verdade é que essa composição pode sofrer uma variação dependendo do tipo de plástico que será fabricado.
Usos e como reciclar plástico
O plástico pode ser utilizado em diversos produtos, sendo utilizado para a fabricação de embalagens, garrafas, sacolas, filmes plásticos, tubos, peças de automóveis e muitos outros.
Por serem muito utilizados, é importante conhecer o processo de reciclagem para garantir que esse produto não se torne um risco e que possa ser reutilizado.
Para o processo de reciclagem, há as etapas de coleta do material, a separação, trituração e, por fim, a fusão para que sejam produzidos os grânulos de plástico – esses que serão úteis para a produção de novos produtos.
Por isso é importante seguir as orientações de lixeiras que indicam a separação dos resíduos. Assim, facilita o trabalho de reciclagem e evitar que o plástico vá para um lixo comum e possa acabar prejudicando o meio ambiente de alguma forma.
Relação do plástico e da indústria química
O plástico está entre os produtos presentes na indústria química, que irá utilizar matérias-primas (como o petróleo, gás natural e carvão) para que sejam produzidos os monômeros que irão formar os polímeros.
Essa indústria também é a responsável por produzir os aditivos, necessários no processo de produção do plástico como vimos acima.
Pode-se dizer que a indústria química é fundamental para essa produção, afinal, irão garantir os produtos responsáveis por melhorar o produto final.
Aditivos para plásticos
Os aditivos utilizados na fabricação de plásticos são variados, podendo envolver estabilizadores UV, plastificantes, antioxidantes e outros.
Aditivos para plásticos é na SQ Química!
A SQ Química oferece os melhores produtos químicos para diversas indústrias, incluindo para a fabricação de plásticos de todos os tipos.
Encontre os aditivos que você necessita para plásticos na SQ Química!