Encontro Anual do Setor de Colas, Adesivos e Selantes promove debates sobre perspectivas e desempenho do setor

Texto por ABIQUIM O evento, promovido pela Comissão Setorial de Colas, Adesivos e Selantes da Abiquim, será realizado no dia 30 de setembro, com o objetivo de promover discussões sobre a regulação do setor, inovação e perspectivas para a economia e indústria nacional.

Confira também no blog da SQ Química: O desempenho de tintas para edificações não industriais

Também será divulgado o estudo “Estatísticas do Segmento de Colas, Adesivos e Selantes”, elaborado pela equipe de Economia e Estatística da Abiquim, com o perfil estatístico do segmento, incluindo o consumo aparente nacional (CAN) do setor de 2006 a 2018, além de apresentar pela primeira vez o percentual de consumo distribuído entre os segmentos consumidores: eletrônicos, tintas e vernizes, construção civil, calçados, automobilístico, embalagens, moveleiro, consumo/do it yourself e outros. O estudo também traz a participação dos produtos importados na demanda nacional; o total de produção; a distribuição do total de produção por família de produtos; o percentual da produção destinada ao mercado externo e interno; e o faturamento do setor nas vendas internas e externas. 

As informações relativas à produção e às vendas (volumes e valores) foram compiladas por meio de consulta direta às fabricantes desses produtos e, segundo estimativa da equipe de Economia e Estatísticas da Abiquim, correspondem a 75% da produção nacional. Os dados das importações e exportações foram compilados por meio das informações publicadas pela Secretaria de Comércio Exterior, lembrando que, neste caso, as informações referem-se ao total do País. 

Programação do Encontro Anual de Colas, Adesivos e Selantes: 

  • Abertura – Andrea Carla Cunha, diretora de Assuntos Técnicos da Abiquim; 
  • Apresentação das Estatísticas do Segmento de Colas, Adesivos e Selantes – área de Economia e Estatística da Abiquim;
  • Cultura de Inovação – Luiz Eduardo Serafim, head de Marketing, Comunicação e e-Commerce da 3M;
  • Desafios Regulatórios do Setor – Nícia Mourão, consultora da Mourão Henrique Consultores Associados;
  • Cenário macroeconômico e principais expectativas – Simone Pasianotto, economista chefe e head em Pesquisa e Inteligência Competitivo da REAG Investimentos; 
  • Competitividade da indústria brasileira e cenários para investimentos – José Armando Krukoski, consultor da A.T. Kearney Consultoria Empresarial.

O “Encontro Anual do Setor de Colas, Adesivos e Selantes” será realizado no auditório do condomínio Millenium Office Park, localizado na Avenida Chedid Jafet – nº 222, na capital paulista, das 13h30 às 18h00. As inscrições são limitadas e devem ser feitas na área de eventos do site da Abiquim. 

Clique aqui para fazer sua inscrição. 

Mais informações sobre a Comissão Setorial de Colas, Adesivos e Selantes da Abiquim, com a coordenadora-executiva Comissão, Carolina Ponce de León, pelo e-mail: [email protected].

Mais informações sobre o “Encontro Anual do Setor de Colas, Adesivos e Selantes” pelo e-mail: [email protected].

Fonte original do texto: Abiquim

Confira também no blog da SQ Química: Como evitar os oito erros mais comuns na hora de pintar a casa