Dia do Químico: Conheça a história da química e sua importância no mundo

Químico fazendo experimento

Para muita gente, a química é conhecida apenas como aquela matéria chata e complicada do Ensino Médio, cheia de fórmulas indecifráveis. Mas a verdade é que ela tem uma história muito interessante e está presente nas coisas mais simples da vida, se tornando uma base para o desenvolvimento da humanidade. Neste 18 de junho, Dia do Químico, que tal dar um mergulho neste universo?

Leia mais no Blog da SQ Química: Como ler rótulos de vinho?

Conheça agora a história da química, desde a época da alquimia (quando as razões sobre existência e matéria se baseavam em regras herméticas, misticismo e filosofias ocultas) até a sua participação no avanço da sociedade.

Primeiras descobertas

A química envolve os diferentes tipos de transformação de matéria e suas teorias, estando ligada diretamente ao desenvolvimento e às descobertas do ser humano. Há registros sobre estudos químicos desde milhares de anos antes de Cristo.

Estudiosos dizem que a primeira experiência do homem com a química foi com o fogo (10.000 a.C.). Na Idade da Pedra, a descoberta do fogo foi fundamental para a sobrevivência do Homo Erectus.

Foi também no período antes de Cristo que o homem descobriu matérias como ouro, prata, cobre, chumbo, vidro, tecido, bebidas alcoólicas, perfumes etc.

fogueira pegando fogo
Fogo foi a primeira experiência química do ser humano, dizem estudiosos

Química enquanto ciência

Já a história da ciência química surge no Século XVII, a partir dos estudos de alquimia. Nessa época, a humanidade tinha uma preocupação muito grande com a salvação e a divindade. Os alquimistas eram pessoas que já tinham um conhecimento em metalurgia, química, física e astronomia, e conciliaram esta experiência com regras herméticas, misticismo e filosofias ocultas.

A ideia era explicar a transformações da matéria e a existência do universo com teorias que fugiam do mundo concreto. Dois dos enigmas mais conhecidos são o “Elixir da Longa Vida”, que prometia curar doenças e prolongar a vida do ser humano, e a “Pedra Filosofal”, que buscava transformar matérias como cobre e chumbo em ouro.

Alquimista fazendo experimento
Alquimistas buscavam transformar matérias em ouro

Química médica

No Século XVIII, alguns estudiosos resolveram abandonar as teorias da alquimia e começaram a se basear em fórmulas mais concretas. Foi aí que nasceu a química física, iniciando a produção de remédios para tratar as doenças dos seres humanos. E, por volta da Revolução Francesa, a química se tornou uma ciência exata.

Leia mais no Blog da SQ Química: Pesquisador transforma energia solar em energia química

José Bonifácio

Um dos químicos brasileiros mais conhecidos foi José Bonifácio, da cidade de Santos (SP). No ano de 1800, ele descobriu o Lítio, que hoje e utilizado para fabricação de baterias para celular e tablet. A química, então, foi ficando cada vez mais concreta e presente na vida das pessoas.

Química no Brasil

Foi durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) que o Brasil viu a necessidade de investir mais em conhecimento químico por conta própria, formando uma nova geração de químicos. Assim, nasceram os primeiros laboratórios e ensinos profissionais envolvendo os estudos químicos.

laboratório químico
No Brasil, laboratórios químicos surgiram após Primeira Guerra

Química na indústria

Com o avanço do comércio e da indústria, a química foi ficando cada vez mais próxima da nossa vida. Hoje, é possível ver a química no vestuário (náilon e poliéster), na saúde (remédios), sal de cozinha (cloreto de sódio), álcool (etanol) e em diversas áreas que fazem parte da rotina das pessoas.

No segmento de tintas, campo de atuação da SQ Química, você encontra química na parede das casas, nas embalagens de alimentos, eletrodomésticos, automóveis e muito mais.

Passaram-se muitos séculos, mas a proposta da química segue a mesma: contribuir para o desenvolvimento do ser humano.

Química e sustentabilidade

Nas últimas décadas, a química tem sido uma das maiores protagonistas nas ações de sustentabilidade, tanto nas pesquisas como na própria indústria. Aqui na SQ Química, por exemplo, contamos com um padrão de trabalho altamente ecológico, como a Tecnologia UV na indústria de tintas, que não produz evaporação de solventes e emissão de compostos orgânicos voláteis na atmosfera.

Leia mais no Blog da SQ Química: Como tintas e vernizes UV ajudam o meio ambiente

Conclusão

Viu como q química está presente e é importante para a nossa saúde e bem-estar?

Continue acompanhando os conteúdos no nosso blog e redes sociais. Estamos sempre compartilhando novos conhecimentos e novidades.

Deixe uma resposta