Como ler rótulos de vinho?

post vinho

O vinho se diferencia pela sua classe e sofisticação. Isso todo mundo sabe, mas o que muita gente não sabe é que o grau de qualidade da bebida está, literalmente, diante dos nossos olhos: escrito no rótulo da garrafa.

Podemos dizer que o rótulo é a “certidão de nascimento” do vinho, pois serve justamente para informar ao consumidor o que ele está comprando.

É naquelas letrinhas que você vê informações sobre a safra, o teor alcoólico, a origem e o produtor do vinho. E isso é fundamental para descobrir se a bebida atenderá às suas expectativas.

vinho

Mas você deve estar se perguntando o que isso tem a ver com a SQ Química, né?

É que nós comercializamos componentes indispensáveis para a fabricação de tintas gráficas que são utilizadas na impressão dos rótulos das garrafas de vinho.

Assim como em todas as áreas que atuamos, só trabalhamos com materiais de alta qualidade e fazemos isso com muito empenho e dedicação. Afinal, qualidade faz parte do nosso lema.

Se você é daqueles que compram um vinho simplesmente porque achou a garrafa bonitinha, pode estar perdendo a oportunidade de apreciar a bebida da melhor forma.

Então que tal aprender algumas dicas rápidas de como escolher um bom vinho para satisfazer o seu paladar? Confira a seguir.

rótulos de vinho

Nome

Provavelmente é a primeira coisa que você enxerga em uma garrada de vinho. O nome é criado pelo produtor e usado para identificar o produto e assim facilitar a sua divulgação.

Variedade da uva

Aqui você tem informações sobre o tipo, aroma e sabor do vinho. Geralmente indica a casta que produz a bebida, especificando as uvas que foram utilizadas na sua produção.

Safra

Ainda sobre as uvas. Nesse campo você pode conferir o ano em que as frutas que compõem o vinho foram colhidas. É preciso ficar atento a essa informação, pois alguns vinhos são feitos para serem consumidos rapidamente, enquanto outros ficam melhor com o passar do tempo.

Produtor

Essa parte é para as pessoas mais experientes no assunto e que conhecem bem a reputação dos produtores de vinho. Cada produtor tem a sua característica de produção. Então se você gosta de um vinho feito pelo produtor X, certamente irá aprovar outros vinhos produzidos por ele.

Região

Esse campo também envolve um conhecimento avançado. Aqui, você pode ver a região onde o vinho foi produzido, e nesse caso precisa considerar o clima, o solo e o terroir (termo francês) em que a uva foi cultivada. Isso é fundamental para prever o sabor do vinho que você está comprando.

Gostou das nossas dicas?

Aproveite essa quarentena para aprender a ler os rótulos e assim tomar um bom vinho para relaxar a sua mente e o seu paladar.