A indústria de tintas tem visto com atenção o crescimento das resinas poliuretânicas (PU) no mercado. E os motivos são diversos, como a necessidade dos fabricantes de alinharem qualidade, custo-benefício e sustentabilidade. Nos últimos anos, tem crescido a demanda de sistemas PU em meio aquoso, principalmente por garantirem a redução de compostos orgânicos voláteis (VOCs) no meio ambiente.
Sustentabilidade: como as tintas podem afetar o meio ambiente?
Em entrevista para a Revista Paint & Pintura, o Técnico Químico Comercial da SQ Química, Moisés Santos, destacou várias características resinas poliuretânicas, entre elas a resistência aos raios UV, à chuva e ao desgaste. “Elas podem ser aplicadas em madeira, alvenaria e metal, com excelentes características de isolamento térmico. Um bom exemplo de performance é a STP RP 35, que é uma resina PU muito resistente à luz solar, à chuva e à imersão em água, possuindo proteção contra raios UV e mantendo a cor por mais tempo”, citou.
Um dos grandes desafios das distribuidoras hoje é conseguir oferecer soluções práticas para os diferentes mercados. Na SQ Química, essa demanda vem sendo suprida devido ao grande leque de parceiros que a empresa possui em praticamente todos os continentes do mundo. Além disso, uma equipe eficiente de campo técnico/comercial e a estrutura física (armazém, laboratório etc) ajudam na busca por este obejtivo.
“A SQ Química está levando grandes inovações todos os dias aos nossos clientes. Por exemplo, no segmento UV/LED, nós temos utilizado a SEALADO 22681N (DI funcional) para o mercado de artesanato, onde conseguimos alta transparência, brilho, flexibilidade e uma grande agilidade de processo, que são características primordiais neste segmento. Outro grande diferencial é o atendimento técnico personalizado para cada solicitação dos nossos clientes, pois conseguimos atender a todos de forma personalizada”, afirmou Moisés.
No portfólio, a SQ Química está agregando as resinas poliuretânicas base água da marca ETERNAL, que tem como principal objetivo atender à demanda de produtos VOC free, que é uma tendência global. De acordo com Moisés, a sustentabilidade é um fator que a SQ Química trata sempre com muita atenção.
Para ler a reportagem na íntegra, acesse o site oficial da Revista Paint & Pintura.