Mercado em alta: Metalização a vácuo

Chuveiro de metal jorrando água

Se para alguns mercados a pandemia foi cruel, para outros ela teve efeito contrário. Entre nossos parceiros, um dos segmentos que teve uma boa demanda nos últimos meses foi o de metalização a vácuo. Continue lendo este post para entender melhor.

Leia mais no Blog da SQ Química: Antiespumantes são destaques na indústria de tintas

O que é metalização a vácuo?

Metalização a vácuo é o processo de cobrir um material (geralmente plástico) com algum tipo de metal (alumínio, zinco, inox ,etc). Neste período de pandemia, os itens mais procurados no mercado foram peças para banheiro: chuveiros, torneiras, puxadores, etc.

Como é feito o processo?

O processo de metalização a vácuo ocorre em uma câmera fechada, de onde é evacuado o ar, formando assim um vácuo dentro da peça. Primeiro aplica-se um verniz base antes da peça ir para a metalizadora, e em seguida aplica-se um tipo de verniz mais potente para garantir proteção e resistência.

Ainda há uma etapa de jateamento para que o material fique devidamente limpo e perfeito para a pintura.

Quais são as vantagens?

A metalização a vácuo é importante para garantir qualidade no acabamento da peça. O processo é fundamental também para proporcionar um aspecto visual diferenciado, além de entregar boa durabilidade.

Se feito da forma correta, a metalização a vácuo é totalmente livre de emissão de efluentes tóxicos, sendo portanto ecologicamente correta.

SQ Química

Nós somos distribuidores de insumos químicos importados para o mercado de tintas e vernizes. Temos diversos parceiros no segmento de metalização a vácuo, para quem fornecemos o que há de mais moderno e avançado na indústria.

Confira nosso catálogo e conheça nossos diversos tipos de aplicação: Acessar catálogo de produtos.

Leave a Reply