As resinas vinílicas são um tipo de pré-polímero e polímero reativo produzido pela esterificação de um epóxi com um ácido monocarboxílico saturado. Possuem propriedades mecânicas robustas, boa resistência química, flexibilidade e alta resistência adesiva, o que as torna úteis para diversas aplicações.
Com essa matéria prima são formados outros materiais. Com diversas funções para o nosso cotidiano e que muitas vezes passam despercebidas. Os derivados da resina vinílica fornecem um acabamento prático e que conserva.
Quais são os tipos de resinas?
Veja, a seguir, os tipos mais comuns de resinas.
Cloreto de Vinil
Produzido pela reação do etileno com o oxigênio do ar e o dicloreto de etileno, é o material básico para as resinas de cloreto de polivinil. O plástico foi produzido originalmente para isolamento de cabos.
Acetato de vinil: Esse tipo de resina vinílica é um líquido móvel branco-água com ponto de ebulição de 70°C, geralmente enviado com um sal de cobre para evitar a polimerização em trânsito. Usado como uma solução aquosa como extensor para borracha, adesivos e revestimentos.
Quanto maior a polimerização da resina, maior o seu ponto de amolecimento. São valorizadas para vernizes e revestimentos devido à sua alta adesão, durabilidade e facilidade de composição com gomas e resinas.
Copolímeros
É um polímero composto de duas ou mais espécies de monômeros. Muitos polímeros comercialmente importantes são copolímeros. O processo no qual um copolímero é formado a partir de várias espécies de monômeros é conhecido como copolimerização.
Esse tipo de resina de vinil é frequentemente usado para melhorar ou modificar certas propriedades dos plásticos.
Terpolímeros
Um terpolímero é um tipo de polímero que é feito de três monômeros diferentes. Normalmente, os terpolímeros são úteis na produção de andaimes com memória de forma porosa biodegradável e na produção de revestimentos de fios e cabos.
Além disso, podemos reticular esse tipo de resina vinílica nos terpolímeros por um feixe de elétrons para melhorar a resistência e aumentar a temperatura de amolecimento. Um exemplo de terpolímero muito comum é o terpolímero de acrilonitrila-butadieno-estireno.
Copolímero e Terpolímero – Comparando
Um copolímero é um material polimérico que contém mais de um tipo de unidade de repetição. Um terpolímero é um tipo de polímero que é feito de três monômeros diferentes. A principal diferença entre o copolímero e o terpolímero é que os copolímeros são polímeros que consistem em mais de um tipo de unidades repetidas, enquanto os terpolímeros são um tipo de copolímero que consiste em três tipos diferentes de monômeros.
Resinas vinílicas: o que são e para que servem?
Confira os principais tipos de resinas vinílicas e qual a finalidade de cada uma delas a seguir.
Copolímero de cloreto de vinila e acetato de vinila
Copolímeros de Cloreto de Vinila-Acetato de Vinila, possui excelente fluidez em seu estado fundido e é adequado para processamento em baixas temperaturas.
Também possui excelentes propriedades de estiramento em alta temperatura, tornando-o ideal como material para processamento secundário, como moldagem a vácuo. Pode ser usado como resina base ou como aditivo ao PVC Homopolímero para chapas de processamento secundário, bem como para pisos, adesivos, e tintas.
Carboxil-Modificado Vinil Cloreto
É fornecido como um pó branco. solúvel em solução incolor e transparente. Tem excelente aderência ao metal, principalmente na folha de alumínio. A folha de resina também tem boa adesão em PVC, ABS, papel, têxteis, beton, entre outros.
Também tem boa resistência à água, excelente resistência a óleo, éster, ácido, álcali e solução de água salgada. Usado principalmente para acabamentos de secagem ao ar, revestimentos marítimos e metálicos, tinta lacrada para latas, adesivos para calçados, tinta para pisos, tinta para cimento, serigrafia e transferência de revestimentos.
Copolímeros de Cloreto de Vinila/Acetato de Vinila Modificados com Hidroxila MVOH
Pó branco, solúvel em acetona com solução incolor e transparente e tem excelente adesão em papel, resina polisulfona, resina acrílica, PVC, ABS, PC e a superfície da tinta.
Devido ao grupo funcional hidroxila, também pode ser usado para melhorar as características, incluindo revestimentos alquídicos, poliuretano de dois componentes e epóxi de dois componentes.
Também possui uma ampla gama de aplicações de revestimentos para manutenção, acabamentos marinhos e metálicos, tintas marítimas anticorrosivas, tintas para latas, acabamentos de madeira e plástico, revestimentos de papel e couro, tintas PET, adesivo para fita magnética e fita de carbono.
Copolímero de cloreto de vinilo e éter isobutílico de vinilo
É um inócuo pó branco. Bem anticorrosivo. O átomo de cloro na cadeia de moléculas se integra de forma constante, o que torna os produtos impermeabilizantes e anticorrosivos.
Pode ser dissolvido em vários tipos de solventes, incluindo hidrocarbonetos aromáticos baratos e éster. Pode aderir à superfície do metal, como alumínio e zinco, mas o aço laminado é exceção. Devido à existência de ligação éter, possui bastante plasticidade interna, portanto, não pode se fragilizar facilmente pela perda do plastificante, etc.
Droga anticorrosiva industrial: É aplicado especialmente no campo da corrosividade da estrutura de aço em fábricas químicas. Primário e pintura externa do metal leve. Pode ser usado para dope marinho por sua capacidade de resistência à salmoura, resistência ao clima, anti pulverização. Pode colorir o plástico e impedir que a cor fique amarela e envelheça, muito utilizado em tinta de contêiner e de carpintaria.
Onde são utilizadas as resinas vinílicas?
As possibilidades de utilização da resina vinílica são inúmeras. Listamos aqui algumas das mais comuns para acrescentar com algumas das que já mencionamos: revestimento de brinquedo, tintas de pvc, adesivos, cartão magnético, placa de selagem a quente para ali-foil, adesivo de estampagem a quente, cola para grampos, primers para metais, tinta de impressão de gravura, adesivos de material de sapato, revestimento de madeira, tinta de impressão de resistência a vapor, tintas marinhas, tintas de marcação de estrada, isolamento de cabos, revestimentos anticorrosivos e revestimentos de pontes.
Uma das especialidades da resina vinílica é a utilização em tintas conservantes. Por emitir um brilho natural, possui propriedades que aderem facilmente à superfícies metálicas Assim previnem a corrosão causada por salinidade ou exposição constante ao clima.
Onde comprar resinas vinílicas?
Resinas Vinílicas de alta qualidade estão disponíveis na SQ Química, empresa química especializada em inovações que possui mais de uma década no mercado e prêmio de fornecedor do ano em 2021 pelo Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo (Sitivesp). Confira o portfólio e escolha a solução inovadora para você!