Aditivos para revestimentos na construção civil

Aditivos para revestimentos na construção civil

A construção civil é uma área que está sempre se reinventando, sempre apresentando uma evolução constante e, com as novas tecnologias que oferecem ainda mais possibilidades, ela tem tornado seus projetos cada vez mais duráveis e eficientes.

Com esse cenário, os aditivos para revestimento na construção civil irão desempenhar um papel muito importante, contribuindo para melhorias que fazem toda a diferença na qualidade e também no desempenho desses revestimentos que são muito utilizados em infraestruturas e edifícios.

A seguir, vamos conferir qual é a função e a importância desses aditivos em revestimento, assim como quais são os tipos mais comuns e muito mais. Segue o fio!

Função e importância dos aditivos em revestimentos

Os aditivos para revestimentos se tratam de substâncias químicas que serão adicionadas em misturas feitas com outros materiais de construção, com o intuito de criar algo novo, como tintas, argamassa, concreto e outros.

Assim, é possível aprimorar esses materiais e torná-los mais potentes e com propriedades ainda melhores.

A principal função que um aditivo em revestimento possui é a de modificar as características deste revestimento, fazendo com que ele seja mais durável, resistente, aderente e que tenha propriedades estéticas melhores. Ou seja, é um “upgrade” para os materiais.

E esse tipo de upgrade é essencial para que as estruturas tenham uma vila mais longa, além de garantir a satisfação do cliente final ao utilizar os produtos.

Tipos comuns de aditivos para revestimentos

Você consegue encontrar uma variedade de tipos comuns de aditivos para revestimentos no mercado, onde cada um desses tipos conta com suas próprias características e aplicações. Entre os mais comuns, usando como exemplo o concreto, temos:

Aditivos Retardadores de Pega

Primeiro, temos os aditivos retardadores de pega, que irão ajudar a retardar o tempo que leva para o concreto endurecer. 

Assim, é possível ter mais tempo para conseguir realizar as aplicações e ajustes antes que ele seque de uma vez. O trabalho consegue ser feito com mais cuidado, dessa forma.

Aditivos Aceleradores de Pega

Também temos os aditivos aceleradores de pega, que farão o contrário dos aditivos retardadores e irão acelerar o processo de endurecimento do produto, sendo muito utilizado onde há condições climáticas mais inconstantes e adversas ou até mesmo em casos onde é necessário haver um processo de secagem mais eficiente.

Aditivos Plastificantes

Os aditivos plastificantes são aqueles que irão ajudar a melhorar a funcionalidade do concreto, fazendo com que ele seja mais maleável e contribuindo para uma aplicação mais facilitada.

Aditivos Impermeabilizantes

Já os aditivos impermeabilizantes são aqueles que irão reduzir a permeabilidade do seu concreto, fazendo dele mais resistente contra a penetração de agentes agressivos ou até mesmo água.

Aditivos Anti-Fissuras

Os aditivos anti-fissuras são aqueles que irão ajudar a reforçar a estrutura do concreto, ajudando na prevenção contra a formação de fissuras na superfície.

Aditivos para Tintas

E, por fim, temos os aditivos para tintas que irão atribuir mais resistência para as tintas contra mofo, manchas, fungos, etc, e garantindo maior aderência à superfície.

Benefícios dos aditivos na construção

Os aditivos na construção atribuem uma série de benefícios para a construção civil, por exemplo, irão ajudar a aumentar a durabilidade do produto final e fazendo dele mais resistente contra a corrosão, abrasão, assim como a agentes químicos.

Eles ainda ajudam a reduzir os custos com manutenções, já que são mais resistentes. Além disso, ainda contribuem para melhorar a aparência dos revestimentos, o que é excelente.

Também precisamos destacar a resistência mecânica que alguns dos aditivos podem oferecer para os revestimentos.

Aplicações específicas dos aditivos em diferentes revestimentos

Os aditivos podem ser utilizados em diferentes revestimentos, como em argamassas,  concretos, tintas, revestimentos de parede, de pisos, etc. E para cada revestimento ele possui sua aplicação específica.

Por exemplo, em argamassas e concretos, os aditivos são úteis para ajudar na melhoria na forma de se trabalhar, gerando agilidade ou facilitando alguns processos, além de atribuir resistência e durabilidade para os materiais.

Nas tintas e revestimentos para paredes, os aditivos geralmente contribuem para resistência contra umidade, para maior aderência, dentre outros benefícios.

Ou seja, é importante conferir as aplicações específicas dos aditivos em cada tipo de revestimento, para escolher o aditivo certo e, claro, ter os melhores resultados.

Escolha dos aditivos adequados para cada projeto

E falando na escolha certa dos aditivos, saiba que essa é uma etapa muito importante e, por isso, pode ser ideal contar com um profissional especializado no assunto para te auxiliar.

Adquirir os aditivos em distribuidoras especializadas é uma forma de ter esse atendimento especializado no momento da sua compra, por isso, pode ser uma boa dica para começar a sua busca pelos aditivos.

Conheça os aditivos da SQ Química!

A SQ Química possui os aditivos que você procura para aprimorar os seus materiais! Além disso, contamos com uma equipe de especialistas que estarão à sua disposição para contribuir para a escolha certa dos aditivos.

Aproveite essa oportunidade e venha nos conhecer!