Notícia por ABIQUIM – A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou, em fevereiro, a norma técnica ABNT NBR 16815:2020 – Adesivos e selantes – Determinação experimental de composto orgânico volátil (COV), elaborada pelo Comitê Brasileiro de Química (ABNT/CB-010), que está no âmbito da Abiquim.
A nova norma especifica o método para determinação experimental dos compostos orgânicos voláteis em adesivos e selantes e atende a uma demanda do Centro de Tecnologia de Edificações (CTE).
“Esta norma ajusta todos os métodos de ensaios com relação à determinação experimental de todos os compostos orgânicos voláteis (COV), seguindo uma metodologia científica com base na legislação norte-americana, da agência EPA (United States Environmental Protection Agency) e a padronização científica da norma, gerou uma uniformidade dos métodos de análise para a determinação dos compostos orgânicos voláteis para adesivos e selantes”, explica o coordenador da Comissão de Estudo de Adesivos do ABNT/CB-010, Wanderley da Costa.
Costa complementa que essa metodologia, por ser de caráter científico, fornece confiabilidade e segurança para o cliente que adquire o produto possa utilizá-lo com a certeza de que está dentro das normas regulatórias. Além disso, o mercado sempre demanda mais qualidade, segurança e preços competitivos em nível internacional.
O projeto da ABNT NBR 16815:2020, como informa Costa, foi desenvolvido em decorrência de uma sequência de outras três normas, que também tinham o propósito de disponibilizar conhecimento em relação aos Compostos Orgânicos Voláteis (COV). “O CTE fez a solicitação em dezembro de 2012, sendo necessários oito anos de trabalho para finalizar as quatro normas”, ele comenta.
A ABNT NBR 16815:2020 determina experimentalmente o valor de COV contido nos produtos, mas não define seus limites de controle, ainda é necessária uma outra norma, que é elaborada pela Comissão de Estudo de Adesivos do ABNT/CB-010.
Outras normas que tem relação com os COV serão revisadas para que estejam ajustadas às tecnologias disponíveis atualmente na fabricação dos adesivos e selantes nos setores industriais. Este ano já foram publicadas as seguintes normas:
- ABNT NBR 16256:2020 – Determinação do cálculo teórico de composto orgânico volátil (COV) em adesivos e selantes – Método Leed, que revisa a norma ABNT NBR 16256:2014;
- ABNT NBR 16257:2020 – Determinação do cálculo teórico de composto orgânico volátil (COV) em adesivos e selantes – Método Mir, que revisa a norma ABNT NBR 16257:2014.
Mais informações sobre as normas podem ser obtidas com a secretária-executiva do CB-010 e assessora técnica da Abiquim, Renata Souza, no e-mail: renata.souza@abiquim.org.br.
Fonte original da notícia: Abiquim