A tecnologia de Cura Ultravioleta (UV) tem proporcionado diversas vantagens para a indústria de tintas no Brasil e no mundo. Precisando cada vez mais alinhar agilidade e sustentabilidade, os fabricantes se beneficiam com a alta na produtividade, resistência à abrasão e uma excelente adesão nas mais variadas aplicações. Este tema foi pauta de uma reportagem da Revista Tintas & Vernizes, uma das mais renomadas do segmento no País.
Leia mais: Tendência sustentável: cura UV ganha espaço na indústria de tintas
Assistente de Laboratório na SQ Química, Andressa Francez comentou sobre a alta procura de produtos UV no portfólio da distribuidora. Diante da alta procura, ela citou algumas linhas: oligômeros, monômeros, fotoiniciadores, pigmentos, aditivos nivelantes, umectantes, antiespumantes, promotores de aderência, entre outros. “Colocamos toda a nossa estrutura à disposição para que os nossos clientes desenvolvam seus projetos juntamente com o nosso apoio técnico, comercial e tecnológico”, comentou.
Entre as novidades da SQ Química, podemos citar o DEA SilanUV4, um aditivo promotor de adesão que promove aderência em substrato de vidro. Também há uma grande procura pelo produto EM 3261 (BPA4EODMA), um monômero com boa reatividade, resistência térmica, baixo odor e baixa irritação na pele, sendo indicado para utilização em produtos 3D.
Monômeros para tintas e vernizes curáveis por radiação UV-LED
Para aplicações diversas, Andressa recomenda o DEA WX-100, um aditivo acrilado modificado. “Este produto tem poder de cura sobre o substrato e auxilia na remoção do tack, além de possuir boa resistência química e excelentes propriedades anti block“, explicou.
Ela também citou o PI-LED2022, uma blenda de fotoiniciadores altamente eficientes utilizado para iniciar a fotopolimerização quando combinado com monômeros e oligômeros multifuncionais em sistemas de cura LED. “Combina excelente performance em sistemas UV-LED, especialmente para promoção de uma superfície livre de tack, completamente curada e de baixo amarelamento”, afirmou Andressa.
Para ler a matéria na íntegra, acesse o site da Revista Tintas & Vernizes.