Você sabe o que são e para que servem os monômeros? Eles são bastante conhecidos no meio químico e possuem boa utilidade em seu uso. Além disso, são moléculas que possuem ótimas vantagens quando são utilizadas.
Para conhecer os monômeros e entender sua funcionalidade, é preciso entender o significado por trás deste nome.
Você já deve até mesmo conhecer alguns monômeros se está familiarizado com elementos químicos, e iremos apresentar alguns exemplos bastante comuns.
Portanto, vamos conhecer o significado de monômero e as demais informações? Confira.
O que significa monômero?
No meio químico, os monômeros são moléculas pequenas que são compostas por apenas um mero, que pode fazer ligação com outros monômeros e, dessa forma, formar moléculas maiores, chamadas de polímeros.
Para recordar o seu significado, basta pensar que:
- Mono está relacionado a apenas uma unidade de algo, neste caso sendo um único mero;
- Poli está relacionado a mais de uma unidade de algo, neste caso sendo vários meros unidos que formarão um polímero.
Existem vários exemplos conhecidos na química que podemos citar, como os hidrocarbonetos, que são derivados do petróleo.
Família dos monômeros
Existem várias famílias de monômeros disponíveis no mercado. São elas:
- Monômero Monofuncional;
- Monômero Di-Funcional;
- Monômero Tri-Funcional;
- Monômero Tetra-Funcional;
- Monômero Hexa-Funcional.
Mesmo sendo da mesma família, cada tipo de monômero é único e possui seu próprio nome (assim como os nomes químicos) e sinônimos. Cada um oferece suas utilidades de acordo com a composição.
Qual o uso dos monômeros?
Você sabia que para produzir o plástico, material tão utilizado em diversas áreas com centenas de fins, é preciso utilizar os monômeros na composição?
Esses monômeros são úteis para a formação dos polímeros sintéticos, utilizados para a produção do polímero policloreto de vinila – mais conhecido como PVC.
É importante ressaltar que, sem a polimerização (que é o ato de juntar as moléculas de monômeros e resultar nos polímeros), não seria possível encontrar tantas utilidades para essas moléculas.
É a partir dessa ação que teremos os polímeros responsáveis pela criação do nylon, por exemplo, que estará presente em tantas roupas e fibras.
Ou seja, além de ser útil para produzir determinados materiais, eles ainda podem se unir e gerar ainda mais utilidades.
Vantagens de se usar monômeros nas tintas
Os monômeros podem oferecer algumas vantagens ao serem utilizados nas tintas. Por exemplo, temos o monômero de estireno, que se trata de uma substância líquida, incolor, e que possui um papel super importante na produção de tintas.
Esses monômeros podem estar presentes de diversas formas em uma composição para tintas, e outro exemplo são as resinas compostas (que levam os monômeros em sua composição).
As resinas são produtos de alta qualidade e que oferecem uma excelente durabilidade, aparência e também no seu custo que consegue ser mais baixo do que algumas outras opções que entrariam no lugar.
Essa molécula única, que em sua junção podem ocasionar em ótimos produtos como as resinas, pode oferecer muitas vantagens na hora de realizar a produção de tintas de alto nível.
Conheça os produtos da SQ Química!
Você já conhece a SQ Química? Ela é responsável por distribuir elementos químicos para diversas indústrias há mais de 10 anos. São muitos anos de dedicação, prezando pelo atendimento do cliente e sua experiência como um todo.
E falando em qualidade e fazendo a junção com o conteúdo sobre monômeros, saiba que ela oferece tudo que você precisa para a produção de tintas de qualidade. Por isso, conheça seu catálogo de produtos e garanta apenas o melhor em sua produção.