Cosmetologia: tudo que você precisa saber

Produtos cosméticos representando a cosmetologia

Quando o assunto é a nossa estética e cuidados relacionados, sabemos bem que a atenção tende a ser grande. Afinal, as pessoas estão sempre em busca de cuidar da própria saúde, da aparência e sempre pensando no futuro.

Por isso, as áreas que se destinam a esses cuidados estéticos têm crescido bastante, e uma delas é a cosmetologia. Essa palavra pode ser uma novidade para você, mas o conceito pode ser mais familiar do que imagina.

A seguir, vamos compreender mais detalhadamente o que seria a cosmetologia e o tipo de relação que ela possui com a indústria química.

O que é a cosmetologia?

Cosmetologia se trata de uma área da ciência farmacêutica que é dedicada à pesquisa, desenvolvimento e elaboração de produtos cosméticos, realizando estudos dos recursos de tratamento e de embelezamento natural com base no uso de produtos, substâncias e embalagens, chamados cosméticos.

Essa área engloba tanto os cuidados com a nossa pele quanto com os cabelos e unhas, incluindo uma grande variedade de cuidados que vão desde penteados e coloração até cuidados com a pele e desenhos para unhas.

A área conta com profissionais capacitados para o serviço, especializados para oferecer os melhores tratamentos e cuidados estéticos.

Quais as classificações dos cosméticos?

Os cosméticos são produtos utilizados para nossa higiene pessoal e beleza, o que engloba os cremes, perfumes, maquiagens, dentre outros produtos. Para que não apresentem riscos para a nossa saúde, é preciso que esses produtos sejam classificados pela ANVISA.

Essa classificação é feita em dois níveis: o grau 1 e o grau 2.

No grau 1, temos os produtos que não possuem o requisito de comprovação científica ou de testes para comprovar sua eficiência. Entre eles, temos os esmaltes, shampoos, hidratantes, perfumes, sabonetes, demaquilantes (removedor de maquiagens), etc.

Já no grau 2, é necessário ter essa comprovação científica e de eficácia, para garantir a segurança de todos. Entre esses produtos, temos o protetor solar, alguns sabonetes, cremes anti rugas, cosméticos para acne, produtos para higiene íntima, para crianças, dentre outros.

E, como citado, o principal objetivo dessa fiscalização e classificação dos produtos é evitar possíveis riscos à segurança das pessoas que procuram por eles no mercado.

Qual a relação da indústria química e da cosmetologia?

A relação entre a indústria química e a cosmetologia está no fornecimento das matérias-primas e dos ingredientes, por parte da indústria química, para serem utilizados na produção de produtos cosméticos.

A indústria química é responsável pela produção de uma ampla variedade de produtos químicos, incluindo tensoativos, emulsificantes, fragrâncias, conservantes e corantes, que são utilizados na formulação de diversos produtos cosméticos, como é o caso dos shampoos, condicionadores, hidratantes e maquiagens que utilizamos.

Além disso,ela também é responsável pelo desenvolvimento e produção de tecnologias avançadas e técnicas de formulação que são utilizadas na fabricação de produtos cosméticos. 

Todos esses avanços levaram ao desenvolvimento de produtos cosméticos novos e aprimorados que são mais eficazes, seguros e ecologicamente corretos. Ou seja, possibilitando uma maior variedade de produtos no mercado e contribuindo para os ganhos na indústria de cosméticos.

Matéria-prima para cosméticos é na SQ Química!

Na SQ Química você encontra toda a matéria-prima necessária para a indústria de cosméticos, além de garantir qualidade nos produtos e no atendimento prestado.

Com apenas alguns minutos, é possível acessar o nosso site, conferir o catálogo e entrar em contato com um de nossos especialistas.

Não perca essa oportunidade de fazer as melhores escolhas para o seu negócio. A SQ Química está sempre pensando na veracidade dos produtos e no melhor serviço prestado à todas as indústrias que contam conosco!