Você já parou para imaginar o quanto a química se tornou essencial no último século? Ela é uma das grandes responsáveis por oferecer produtos que são de grande importância para o nosso desenvolvimento humano, além de inserir de diversos produtos para o nosso consumo.
Mas, apesar dessa importância, é preciso estar atento para o uso desenfreado desses produtos. Afinal, o excesso poderá acarretar na escassez de recursos naturais ou até mesmo na erradicação deles. Para o meio ambiente e para nós, em um futuro não muito distante, isso poderá ser decisivo.
Por isso, a química sustentável passou a ser uma pauta presente na indústria química e nos demais setores. Ela é uma das ações que estão sendo tomadas para impedir que a produção cause danos irreversíveis ao nosso planeta.
O que é a química sustentável?
A química sustentável é a gestão de impactos ambientais, sociais e econômicos que foram ou podem ser causados pela atividade química no meio ambiente – onde há benefício das partes envolvidas e temos os recursos naturais como nossos suprimentos para as necessidades atuais e futuras.
A química sustentável não visa a erradicação do crescimento da humanidade e nem a abdicação dos produtos naturais utilizados ao nosso benefício.
O que ela faz é prezar pela qualidade de vida em todo o mundo, incentivando a criação de padrões para contribuir com a redução ou eliminação do uso ou produção de substâncias que podem ser nocivas e prejudiciais ao meio ambiente.
Qual a importância da química sustentável para o meio ambiente?
Além de ter como objetivo a redução da poluição ambiental, assim como exploração dos recursos naturais de forma indevida, a química sustentável também contribui para a redução do consumo de energia, abrangendo também o uso indevido de matéria-prima e de fontes que não são renováveis e redução de dejetos.
Ou seja, ela acaba incluindo vários outros cuidados sustentáveis que são essenciais para a garantia da segurança do meio ambiente.
Com isso, podemos dizer que o nível de importância da química sustentável, para nós e para o planeta, é consideravelmente alto.
Sem o nosso ecossistema, sem os produtos naturais, sem o devido cuidado com a fauna e flora, é certo que haverá um limite e, ao ser alcançado, desastres naturais ocorrerão – como já temos visto em vários lugares pelo mundo.
Princípios da química sustentável
A química sustentável possui 10 princípios em sua filosofia, que são:
- Minimizar a produção de resíduos;
- Estimular a produção de materiais menos perigosos;
- Reservar verbas para projetos de produtos seguros;
- Utilizar solventes e auxiliares mais seguros;
- Buscar eficiência energética;
- Maximizar o uso de fontes renováveis;
- Erradicar ou minimizar a formação de derivados;
- Utilizar materiais que se degradam com certa facilidade;
- Analisar em tempo real a prevenção da poluição;
- Utilizar a química segura que auxilie na prevenção de acidentes químicos.
Cada um desses princípios é voltado para criar uma maneira de garantir que o nosso crescimento como sociedade não prejudique o planeta permanentemente.
Química sustentável e a SQ Química
A SQ Química entende e prioriza a química sustentável em seus negócios, investindo em produtos químicos “verdes” como em nossa linha de aditivos verdes – utilizados em tintas, vernizes e outros.
A ideia é oferecer produtos de qualidade, que cumpram o seu papel com maestria, e ao mesmo tempo pensar de forma consciente e sustentável.
A nossa empresa se preocupa com o trabalho que é feito e, por isso, está sempre em busca de novas ações que possam contribuir para uma química mais sustentável nas indústrias.
Acesse o nosso site e saiba mais sobre a SQ Química e nossas ações voltadas para a sustentabilidade.