Em qualquer área industrial, se busca a eficiência no processo de produção, sendo algo que está em constante desenvolvimento para conseguir as melhores soluções.
Além dessa busca constante por eficiência, temos também o crescimento no respeito pelo meio em que vivemos, buscando práticas mais sustentáveis, e, claro, a redução de custos de produção.
Essa redução de custos de produção é possível, se obtiver o aditivo certo! Mas, por onde começar para fazer essa escolha?
A seguir, vamos conferir mais detalhes sobre essa redução de custos, como o aditivo pode contribuir para essa redução e muito mais. Vamos lá!
Quais são os custos de uma produção
Para conseguir economizar com os custos de produção utilizando o aditivo certo, é preciso, primeiramente, conhecer quais são esses custos.
Nele, está incluso uma série de elementos necessários para a produção, como a matéria-prima que será utilizada, a mão de obra, manutenção periódica do maquinário, energia gasta e muitos outros.
Em muitas indústrias, o maior custo, e que pode ser reduzido, está relacionado ao desperdício que ocorre durante os processos, muitas vezes causado por falta de eficiência na produção.
Como o aditivo pode reduzir o desperdício
O aditivo irá desempenhar um papel importante para a redução desse desperdício que ocorre na produção. Trata-se de uma substância química que é adicionada ao processo produtivo com o intuito de melhorar as propriedades do produto final.
Na indústria de tintas, por exemplo, eles podem contribuir para trazer maior viscosidade para o produto final, agilizar o processo de secagem, a resistência à umidade, dentre outras qualidades, que poderá resultar em menos desperdício das tintas e ainda maior qualidade na aplicação e no tempo de duração do produto na superfície.
Além de ser uma excelente opção para economizar com os recursos utilizados, também irá ajudar a reduzir custos quanto ao desperdício que ocorre.
Aumentando a eficiência na produção
É possível aumentar a eficiência na produção ao escolher o aditivo certo para incluir na formulação do produto. Um exemplo bastante comum é da indústria de cosméticos, onde o aditivo é utilizado para melhorar a estabilidade e também a textura do produto final.
Dessa maneira, é facilitado o processo de fabricação e ainda ajuda a reduzir a necessidade de realizar o retrabalho.
O resultado é a redução do tempo necessário para realizar a produção e ainda a diminuição do consumo dos recursos, que já oferece uma redução de custos significativa.
Benefícios ambientais
Os benefícios ambientais também são significativos ao utilizar os aditivos certos na produção, podendo contribuir com muito mais do que apenas redução de custos no final.
Com a utilização de aditivos sustentáveis, que são formulados com o intuito de diminuir o impacto ambiental reduzindo a quantidade de recursos naturais utilizados, se produz menos resíduos e pode até mesmo ser uma opção biodegradável em alguns casos.
Além de ser excelente para o meio ambiente, é uma forma da empresa ter uma visão mais sustentável e melhorar sua imagem perante seus consumidores.
Aditivo específico para indústria de tinta, cosméticos e construção civil
Cada área industrial irá precisar de um tipo específico de aditivo, afinal, cada um possui suas próprias características.