Texto por Diarinho – As obras da primeira etapa da nova Bacia de Evolução, no porto de Itajaí, devem encerrar antes do prazo. A draga Backhoe Simson completou, nesta quinta-feira, 14 dias ininterruptos de trabalho. As operações seguem 24h por dia e a conclusão das obras têm previsão para o fim de setembro.
Confira também no blog da SQ Química: Governo melhora estimativa para saldo comercial, mas por menor importação com economia fraca
A modificação impacta de forma direta e positiva na economia de Itajaí, com a possibilidade de atracações de navios maiores no porto da cidade.
As obras da Bacia de Evolução iniciaram em março de 2016. No último dia 30 de maio, o município assumiu a conclusão das obras com a assinatura do aditivo para assegurar o valor total de R$ 45,1 milhões destinados à reestruturação do novo acesso aquaviário do complexo portuário de Itajaí.
Com a conclusão da primeira etapa, navios de até 336 metros de comprimento atracarão nos terminais.
A realocação do molhe norte possibilitará que o canal de acesso em ambos os molhes (sul e norte) fiquem com a largura de 170 metros de distância. Para o giro de manobras de navios na Bacia de Evolução, a capacidade será de 500 metros de diâmetro e 14 metros de profundidade.
Segunda etapa
O superintendente do porto de Itajaí, Fábio Veiga, se reuniu com o secretário de estado da Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina, Carlos Hassler, na última segunda-feira de junho. As tratativas giraram em torno de uma reunião em Brasília pra julho, junto ao ministro de Estado da Infraestrutura Tarcísio Freitas, pra dar sequência aos assuntos relacionados à viabilização e licitação da segunda etapa das obras da Bacia de Evolução.
Fonte original do texto: Diarinho
Confira também no blog da SQ Química: Alesp lança Frente Parlamentar em apoio à indústria química