O pigmento em pó é uma mistura epóxi que oferece às resinas a coloração desejada. No entanto, por ser um elemento translúcido, ele não afeta a transparência da resina. Assim, estes pigmentos são altamente indicados para cosméticos.
Saber escolher o melhor pigmento em pó é uma necessidade do mercado químico. Nesse sentido, muitas dúvidas surgem em relação a quais fatores considerar na hora da escolha.
Em suma, um bom pigmento em pó deve oferecer cor à resina sem interferir nas suas propriedades. Ou seja: deve manter a resina transparente e oferecer o pigmento necessário sem alterar o seu grau de dureza.
Quanto mais fino for o pó, melhor ele se mistura. Além disso, o pó mais fino tem um acabamento melhor e se mistura com facilidade, não empelotando a resina.
Quais cores de pigmento em pó existem?
O interessante de trabalhar com pigmentos em pó é a gama de cores que estes elementos possuem. Eles podem vir nas tradicionais cores primárias e secundárias ou até mesmo em opções de cores peroladas, neon, fluorescentes ou metalizadas!
Diferença entre o pigmento em pó e o corante
A principal diferença entre os pigmentos em pó e os corantes é que os corantes não são capazes de tingir sem afetar a transparência da resina. Portanto, quando a transparência não é necessária, pode-se utilizar os corantes em pasta ou os corantes de resina.
O maior cuidado com esses últimos dois tipos é sua mistura e seu armazenamento. Em excesso, o corante em pasta pode desestabilizar a estrutura da resina, inutilizando o material.
Por outro lado, o maior cuidado com os pigmentos em pó é misturá-los bem para que não haja pontos de acúmulo do produto.
Conheça os pigmentos em pó da SQ Química!
A SQ Química trabalha desde 2011 no segmento de produtos químicos. Oferecemos um portfólio de soluções que vão de tintas gráficas, tintas industriais, pigmentos em pó, adesivos, lubrificantes, borrachas e muito mais!Por isso, os melhores pigmentos em pó, você encontra na SQ Química! Faça agora mesmo o seu orçamento!