O que é e para que serve o ácido sulfúrico?

Você pode não saber, mas boa parte dos produtos que usa no dia a dia conta, em sua composição, com o ácido sulfúrico. Representado pela fórmula H2SO4, trata-se de um líquido sem cor, gelatinoso, solúvel em água e de baixa volatilidade. Ou seja, só entra em ebulição quando a temperatura passa de 300ºC e praticamente se mantém inalterado em condições ambiente.

É uma substância tão importante para setores como a indústria e o agronegócio que o consumo de ácido sulfúrico é usado como indicador de avanço econômico. Quer dizer que a alta demanda em um país ou região aponta que ali a produção e o consumo estão aquecidos. Mas você sabe onde o ácido sulfúrico é usado? Vamos te ajudar a entender.

Para o que serve o ácido sulfúrico?

Se o Brasil hoje é um dos líderes mundiais na produção de grãos, isto também se deve ao ácido sulfúrico. Ele é um das bases da fórmula dos fertilizantes fosfatados e sulfatados, que contribuem para o bom desenvolvimento das lavouras. Aliás, esta é a principal destinação de todo o ácido sulfúrico produzido no mundo.

Entretanto, a substância é utilizada em vários outros setores da indústria, como o automotivo. Quando você liga o carro e depois faz seu trajeto ouvindo uma boa música ou um jornal para ficar bem informado, isto também se deve ao ácido sulfúrico. Afinal, ele é o eletrólito mais comum das baterias de veículos, ou seja, a substância que atua como condutor de correntes elétricas.

Outra aplicação importante é na fabricação de papel. Isto porque a reação entre o ácido sulfúrico e o óxido de alumínio é o que gera o sulfato de alumínio, item fundamental para a indústria gráfica.

Estes são alguns dos usos mais comuns da substância, mas não os únicos. O ácido sulfúrico também é aplicado na fabricação de vários outros produtos e em diversos procedimentos:

  • Nylon;
  • Medicamentos;
  • Tintas;
  • Inseticidas;
  • Refino de petróleo;
  • Corantes;
  • Outros ácidos;
  • Tratamento de resíduos domésticos e industriais;
  • Desentupir encanamentos;
  • Preparação de superfícies de metal (na indústria metalúrgica).

Ou seja, mesmo que muitas pessoas não percebam, a indústria química está presente na vida de todos.

Onde encontrar ácido sulfúrico

A indústria normalmente usa o enxofre para obter a fórmula do ácido sulfúrico. Primeiro, faz a queima do enxofre para a produção de dióxido de enxofre. Depois, faz a oxidação para transformar este dióxido em trióxido. Por fim, este trióxido recebe água e se transforma no ácido sulfúrico.

Fora isso, ele está presente na chuva ácida. Quer dizer que a água da chuva absorve substâncias poluentes que estão na atmosfera, o que faz com que ela também contenha ácido sulfúrico. É por isso que esta água não é própria para consumo humano e, com o tempo, se não forem tomados os devidos cuidados, podem causar danos, como a corrosão de grades e paredes, por exemplo.

Cuidados com o ácido sulfúrico

Como toda substância química, o manuseio do ácido sulfúrico exige cuidados. A fórmula dele tem potencial altamente exotérmico. Quer dizer que, ao reagir, é liberada uma grande quantidade de calor. Por isso, em laboratórios, nunca se deve despejar o ácido na água, mas sim o contrário.

Trata-se de um ácido forte, bastante oxidante, desidratante e corrosivo, o que faz com ele que possa queimar compostos orgânicos vivos. Um dos riscos é o de provocar queimaduras graves na pele humana. Ou seja, empresas que manuseiam ácido sulfúrico precisam ser responsáveis, adotar uma série de protocolos de segurança e, claro, garantir o descarte correto dos resíduos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *