Nossa indústria requer cuidados

Notícia por DCI A indústria brasileira continua patinando, ou melhor, andando para trás. Uma visão setorial indica que na passagem de 2017 para 2018, o número de segmentos industriais a perder o passo triplicou.

Confira também no blog da SQ Química: Déficit em produtos químicos avança 22,6% em 2018 e totaliza US$ 29,6 bilhões

Já aqueles que voltaram ao vermelho aumentaram 20%. É o que mostra o levantamento realizado pelo Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI), a partir dos dados do IBGE, com 93 segmentos da indústria de transformação.

Dentre os 50 segmentos com crescimento em 2018, 41 conseguiram resultado melhor do que o da indústria total, ou seja, menos da metade (44%) do total cresceu mais de 1,1% de janeiro a dezembro do ano passado. Em 2017, 45 segmentos (48%) avançaram mais do que o resultado geral do setor (2,5%).

Ainda de acordo com o IEDI, embora pouco mais da metade dos segmentos tenha ficado no azul em 2018, nem por isso se livrou da desaceleração. Dos 93 segmentos, 53 registraram resultado mais fraco do que aquele de 2017, ou seja, 57% do total. Esta proporção é mais do o triplo daquela verificada em 2017.

Outro dado é que 23 segmentos cresceram em 2017, voltaram para a faixa negativa em 2018. Dentre eles estão bens de capital (máquinas e equipamentos); bens de consumo duráveis (fogões, refrigeradores e máquinas de lavar e móveis); bens de consumo semi e não duráveis (calçados, confecção de vestuário, tecelagem, exceto malha); além de alguns intermediários (resinas e elastômeros, componentes eletrônicos e gases industriais, por exemplo).

Neste começo, o governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) está enfrentando uma série de adversidades, e o pouco de energia disponível está sendo direcionada para a Reforma da Previdência. Exceto algumas declarações do ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre a intenção de liberalizar mais a economia brasileira, nada se sabe sobre um projeto de política industrial para o Brasil.

Mais recentemente, o próprio Guedes reconheceu que uma abertura maior da economia brasileira – na contramão do resto do mundo – requer gradualismo. E, certamente, muita calma nesta hora será muito bem-vinda.

Fonte original da notíciaDCIhttps://www.dci.com.br/colunistas/nossa-industria-requer-cuidados-1.779920

Confira também no blog da SQ Química: ABRAFATI 2019: impulsionando o crescimento do setor de tintas

Deixe um comentário