Higiene ocupacional na indústria química é tema do 2º Encontro de SSHT

Higiene ocupacional na indústria química é tema do 2º Encontro de SSHT

Texto por ABIQUIMA higiene do trabalhador nas plantas químicas foi o tema do 2º Encontro de SSHT realizado pela Comissão Temática de Segurança, Saúde e Higiene do Trabalhador da Abiquim nos dias 23 e 24 de outubro, na sede da Associação.

Confira também no blog da SQ Química:

O encontro teve como palestrantes o coordenador de HSE – Responsável por Higiene Ocupacional da Rhodia Solvay na América Latina, Ilerson Mello, e a coordenadora de Segurança e Saúde e Higienista Ocupacional da unidade de Cubatão da Unipar Carbocloro, Fabiolla Pereira de Paula. Eles apresentaram os conceitos básicos e ferramentas de avaliação qualitativa dos riscos relacionados à higiene industrial.

A coordenadora de Segurança e Saúde e Higienista Ocupacional da unidade de Cubatão da Unipar Carbocloro, Fabiolla Pereira de Paula

Fabiolla, que também é vice-coordenadora da Comissão, conta que o grupo percebeu a necessidade de contribuir para melhorar a formação profissional relacionada à higiene ocupacional. “Nós trabalhamos com diversos agentes contaminantes, e a ideia é trocar experiências e boas práticas em termos custo-benefício e prevenção para o trabalhador, que possam ser implementados na indústria química.”

Na visão de Mello é preciso despertar um olhar mais “crítico” para as novas tecnologias que se apresentam, é portanto, o momento de inserir na pauta de discussão temas como a utilização de big-data, algoritmos avançados e a modelagem da exposição nas avaliações de risco em higiene ocupacional.

O assessor técnico da Abiquim, Willian Matsuo

“Não podemos perder de vista que novas tecnologias e importantes mudanças estão em pleno desenvolvimento, transformando os ambientes de trabalho em uma velocidade poucas vezes experimentada. A higiene ocupacional deve se desenvolver na velocidade correta, apropriando-se adequadamente destas novas tecnologias para, neste novo cenário que se apresenta, manter em alto nível a capacidade de proteger a saúde do trabalhador.”

A abertura do 2º Encontro de SSHT foi realizada pelo coordenador-executivo da Comissão e assessor técnico da Abiquim, Willian Matsuo, que destacou os debates na Comissão para desenvolver encontros e cursos voltados a aumentar a segurança dos colaboradores da indústria química.

Mais informações sobre a Comissão Temática de Segurança, Saúde e Higiene do Trabalhador pelo e-mail: [email protected], com o coordenador-executivo da Comissão, Willian Matsuo.

Fonte original do texto: ABIQUIM

Confira também no blog da SQ Química: