Fórum Abrafati aponta possibilidades de crescimento moderado em 2019

Tintas e Vernizes – Apresentações, debates e pesquisa divulgada no evento contribuíram com a ampliação de conhecimento e informações para tomadas de decisões, além de mostrar que a cadeia produtiva acredita em desempenho melhor.
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A programação do 12º Fórum Abrafati que aconteceu no mês de setembro, em São Paulo (SP), buscou trazer informações e reflexões de especialistas, que permitiram compreender melhor os possíveis cenários para o final de 2018 e para os próximos anos. Com a presença de cerca de 150 executivos e lideranças da cadeia de tintas, foram debatidas a situação atual, os desafios e as perspectivas do setor. A principal conclusão foi a de que 2019 será melhor que este ano, mas sem a retomada de um crescimento expressivo. Antonio Carlos de Oliveira, presidente do Conselho Diretivo da Abrafati (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas), avaliou que as vendas devem aumentar 1,1% em 2018, percentual que deve ser mais alto no próximo ano. A expectativa de crescimento foi compartilhada pela maior parte dos presentes que participaram da pesquisa interativa dataFATI: metade dos presentes acredita em expansão das vendas de tintas entre 2% e 3% em 2019. Outros 22% são ainda mais otimistas, prevendo um aumento acima de 3%. A expectativa positiva, com moderação, foi a tônica do primeiro bloco de apresentações do Fórum Abrafati, que mostrou uma visão panorâmica da situação e das perspectivas na política e na economia. Primeiramente, com a palestra do cientista político Cristiano Noronha, da consultoria Arko Advice, que avaliou que existe um bom espaço para a aprovação de reformas essenciais para País, logo no primeiro ano do mandato do novo presidente, mas com a manutenção da fragmentação partidária no Congresso exigindo habilidades de negociação do governo. Acertou quando falou sobre a possibilidade de 2º turno com Jair Bolsonaro na disputa. Na sequência, falou a economista Adriana Dupita, do Banco Santander, que considerou que o Brasil tem condições favoráveis para uma sensível melhoria em relação à conjuntura atual, com um crescimento econômico que pode até superar 3%. Ela também comentou sobre as necessidades de reformas cruciais no País, como a da Previdência. Um segundo bloco de apresentações teve foco no varejo de tintas e na experiência do consumidor, trazendo importantes informações e insights sobre o que a cadeia de tintas como um todo deve fazer para aumentar as vendas do produto e, mais do que isso, fazer crescer o valor percebido pelos usuários. Uma das palavras-chave que surgiu nas apresentações feitas por Fernando Baialuna, Diretor de Retail Sales na consultoria GfK, e Newton Guimarães, diretor Grupo Revenda e head da consultoria DataMkt Construção, foi inovação: na forma de vender, de atender, de analisar as informações e de gerar oportunidades de venda. Reunindo avaliações de especialistas conceituados e a opinião dos principais players do mercado, o Fórum permitiu uma visão mais clara das perspectivas para o setor. O consenso é de que existe um grande espaço para o aumento do consumo de tintas no País, que será impulsionado pela gradual retomada de confiança do consumidor e do crescimento econômico. Mas as análises feitas revelaram que é preciso ir além, agregando valor às tintas, criando novas demandas e transformando-as em objetos de desejo.

Panorama de Tintas – levantamento da Abrafati

Desempenho das tintas imobiliárias em 2018 – De acordo com levantamento da Abrafati, o 1º semestre teve nível de vendas similar ao do ano 2017, mesmo com greve dos caminhoneiros, Copa do Mundo. Vendas mais fortes no 2º semestre, mas no mesmo nível de 2017, porém com impacto da variação cambial e eleições. Ambiente de incerteza leva ao adiamento de reformas e repinturas, mas há otimismo nas vendas de materiais de construção. Outro dado é que o nível de qualidade e valor agregado vem subindo e projeta redução nas vendas de tintas econômicas e aumento das vendas de tintas premium e standard. Previsão de crescimento: 0% a 0,2%. Desempenho das tintas automotivas em 2018 – Segundo dados da Abrafati, apresenta crescimento menor que o de 2017, mas ainda de dois dígitos. Exportações perdendo força em função da crise argentina (com queda também nas vendas ao México). Vendas no mercado interno acima da expectativa (queda da taxa de juros). Previsão de crescimento (Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores): 12%. Desempenho das tintas repintura automotiva em 2018 – O levantamento aponta ritmo similar ao das vendas de veículos novos no mercado interno. Previsão de crescimento: 6%. Desempenho das tintas para indústria em 2018 – Muita variação nos resultados, conforme o setor industrial. Setores em que exportação cresceu puxam as vendas: como o de máquinas e equipamentos – cujas vendas foram próximas do recorde histórico de exportações, além de móveis, autopeças, aviões e turbinas. Setores industriais com crescimento maior ajudam: todos os ligados ao agronegócio, todos os ligados à indústria automotiva e a retomada gradual dos investimentos da Petrobras. Previsão de crescimento: 5%.

Desafios e Perspectivas 2019

A Associação pontua alguns desafios, dentre eles o cenário muito incerto (mas previsão do PIB é de 3,0%) e a situação fiscal crítica do país com investimento limitado do governo. Nas perspectivas de médio e longo prazo indica que o mercado já vendeu 200 milhões de litros de tintas a mais, portanto, tem espaço para recuperação; mercado interno com muitas oportunidades já que são 65 milhões de domicílios, muitos deles sem pintura, e a frota de veículos de 43 milhões; além do déficit habitacional amplo de 6,5 milhões de residências e as demandas enormes em infraestrutura (energia, transportes, telecomunicações e saneamento) e melhoria urbana – com excesso de disponibilidade de recursos no mundo para financiamento. Na perspectiva de mercado para 2019, a Abrafati também cita os resultados da renovação do PSQ (Programa Setorial de Qualidade) e da intensificação do combate à não conformidade, assim como a Campanha PSQ de conscientização do consumidor; a realização do Congresso e Exposição ABRAFATI 2019, evento indutor do crescimento e da inovação; e considera o impacto dos novos imóveis lançados em 2017/2018. Fonte original do textoTintas e Vernizeshttp://www.tintasevernizes.com.br/interna?noticia=900
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