Apex-Brasil e INMETRO lançam boletim regulatório para apoiar empresas no processo de exportação

Caixas de mercadorias empilhadas em um porto de importação

Notícia por Comex do Brasil – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), irá lançar, dia 8 de outubro, um boletim regulatório trimestral para auxiliar empresas no processo de exportação.

Leia mais: SQ Química: Distribuição e importação de insumos químicos para tintas

TBT em Pauta objetiva sensibilizar as empresas exportadoras para a relevância das medidas e das barreiras não tarifárias. Diferentemente das barreiras tarifárias, as não tarifárias representam mais desafios para a exportação, já que sua forma de identificação é mais complexa.

O novo Boletim tem o intuito de chamar a atenção dos exportadores para as medidas técnicas impostas por outros países que podem impactar suas exportações. “Essa atenção é valiosa já que é possível atuar em resposta aos demais países por diversos meios, antes que essas medidas se tornem barreiras comerciais”, explicou a analista da Coordenação de Acesso a Mercado da Gerência de Inteligência de Mercado da Apex-Brasil, Karen Hayashi.

Na primeira edição, o TBT em Pauta introduz o contexto e os entendimentos do que são medidas comerciais não tarifárias, o que são barreiras técnicas ao comércio, de onde vêm essas definições, onde são tratadas, qual a relação com a OMC e qual o papel do INMETRO nesse âmbito.

Leia mais: Importações brasileiras de produtos químicos somaram US$ 3,4 bilhões em agosto

Nas próximas edições, o Boletim trará análises aprofundadas sobre regulamentos técnicos, certificados e normas – setoriais e regionais, assim como tendências globais nessa temática.

(*)  Com informações da Apex-Brasil

Fonte original da notícia: Comex do Brasil.

Deixe uma resposta